MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festival da Fronteira: juntando teoria e prática

Publicada em 03/04/2019
Festival da Fronteira: juntando teoria e prática | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Adriana realizará evento ao longo de quatro dias

Dando continuidade às atividades preparativas do XI Festival Internacional de Cinema da Fronteira, começa, hoje, em Candiota, a oficina "Memória, patrimônio e produção audiovisual", projeto que promove o contato da comunidade local com a cultura artística e literária. A atividade é desenvolvida pelo coletivo "Pampa Sem Fronteiras", ponto de cultura que fomenta a produção audiovisual regional, e se estende até o dia 18 de abril, no Centro Cultural de Candiota, espaço que abrigou a antiga usina de carvão e que foi restaurado e revitalizado. Com quatro dias de atividades presenciais, as aulas vão das 13h30min às 18h, com as demais proposições desenvolvidas a distância.

Resgate
Em sua 11ª edição, o Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que acontece de 23 a 27 de abril, tem como tema principal "O Renascer do Patrimônio", em virtude da vontade da Associação Pró-Santa Thereza em retomar o projeto que restaurou a charqueada do Visconde de Ribeiro Magalhães. A oficina que começa hoje visa estabelecer o diálogo entre a temática e as produções audiovisuais.
Com a coordenação de Adriana Gonçalves Ferreira, a oficina apresenta elementos da linguagem audiovisual, um breve histórico do surgimento do cinema e também discute produções locais realizadas na faixa de fronteira. Com duração de 30 horas, o objetivo principal é promover o contato da comunidade local com a cultura artística e literária. Vale lembrar que Candiota já dialoga com o cinema através da Escola Jerônimo Mércio da Silveira, que promove, anualmente, um festival de curtas-metragens.

Oficineiros
A realizadora local, Adriana Ferreira, é bacharel em Comunicação Social pela Urcamp, especialista em Comunicação e Educação e suas Interfaces e mestranda no programa de Patrimônio Cultural. Além dela, a oficina conta com José Camargo, diretor de fotografia do curta-metragem "O Eremita", premiado na décima edição do Festival da Fronteira. Participa, também, Wagner Previtali, estudante de cinema que assina a direção e o roteiro do curta-metragem "Bixa Camelô" e, ainda, a direção de produção do curta "Desaborto", ambos premiados em edições anteriores da Mostra Regional do festival. A oficina é uma parceria entre o Festival da Fronteira, o projeto "Confraria Literária" do curso de Licenciatura em Letras, da Unipampa, a Secretaria Municipal de Cultura e a Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br