ANO: 25 | Nº: 6381

Luiz Fernando Mainardi

luiz.mainardi@al.rs.gov.br
Deputado Estadual
03/04/2019 Luiz Fernando Mainardi (Opinião)

Palmas sabe o que é “coisa do PT”

Este domingo passado, 31, estive no distrito de Palmas para visitar a comunidade que vive nos quilombos da região. Mais do que falar, fui ouvir o que o povo tinha pra dizer. Esta é a tarefa mais importante de qualquer político. Nossa representação só tem sentido se for autêntica, se estiver alicerçada no que os eleitores pensam e precisam.

As reivindicações, infelizmente, são reiteradas e tratam da necessidade de melhores condições de vida para aquele povo, que enfrenta a vida com dificuldades, mas com muita dignidade e sentimento de tradição. Saúde, educação, estradas, apoio para a produção, são temas permanentes, mas, em muitos casos, a realidade atual é resultado de um desleixo que retrocede em relação ao que foi feito nas gestões passadas da prefeitura de Bagé.

Lembro que quando fui, pela primeira vez, prefeito de Bagé, encontramos aquela comunidade com muitas carências. O primeiro esforço que fizemos, em conjunto com o governo federal, foi o de garantir a implantação do programa Luz para Todos, que beneficiou muitas famílias que ainda não contavam com luz elétrica. Quem um dia viveu essa situação, sabe o que isso significa.

Com a Luz conquistada, demos continuidade às melhorias e iniciamos um programa, também em conjunto com o governo federal, através do ministério das Cidades, de construção de casas para quem precisava. Foi o primeiro programa de construção de casas em área rural que se implementou no Rio Grande do Sul. Mais de 60 famílias foram beneficiadas e puderam trocar as antigas casas de torrão por casas novas, de material e com banheiros.

Não paramos aí. Com dificuldades, mas com muita disposição, iniciamos em Palmas, um trabalho permanente de qualificação de vias de transporte. As estradas do interior foram transformadas e puderam, também por nossa iniciativa, receber uma linha de ônibus regular Bagé/Palmas e ter uma grande qualificação no transporte escolar.

Na educação, foi nossa a iniciativa de modernização da Escola Líbio Vinhas, que até hoje atende crianças e jovens de Palmas, permitindo que estudem perto de suas casas e, assim, melhorarem seus rendimentos na vida escolar. Ao mesmo tempo, a comunidade recebeu um refeitório do Fome Zero na Educação, junto à Escola Simões Pires, garantindo, assim, apoio nutricional para quem mais precisava, os meninos e meninas de baixa renda das nossas comunidades carentes.

Na área da saúde, implantamos o Programa Saúde da Família, com atendimentos que garantiam, inclusive, acesso a dentistas, o que melhorou a saúde em todos os aspectos dos moradores da região. Mais tarde, um Posto de Saúde foi implantado ali.

E tem mais: através de uma ação da prefeitura, os campos de Palmas puderam ser limpos e os pecuaristas familiares que ali vivem passara a produzir mais. E essa produção não ficou a "ver navios", já que outro programa da prefeitura permitiu que os terneiros de Palmas fossem comercializados na cidade nas Feiras de Terneiros que tanto renderam para os produtores e para a própria economia da cidade.

Fizemos tudo isso mesmo que o povo de Palmas não tenha, naquela primeira eleição, nos depositado votos, por desconfiança e até um certo preconceito com "gente de esquerda". Depois dos oito anos que estivemos à frente da prefeitura, entretanto, essa percepção mudou completamente. Simplesmente, porque a comunidade de Palmas entendeu que "coisa do PT" é fazer o bem para a comunidade. E assim, vamos continuar.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...