MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Abaixo-assinado pede por permanência da obrigação de plebiscito para venda de estatais

Publicada em 06/04/2019
Abaixo-assinado pede por permanência da obrigação de plebiscito para venda de estatais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo já reuniu mais de 900 assinaturas em Bagé

Uma força-tarefa formada por sindicatos e instituições representativas de todo o Rio Grande do Sul está realizando abaixo-assinados com o objetivo de reforçar a necessidade de um plebiscito para que a população possa definir se o governo estadual poderá ou não vender as estatais (CEEE, Sulgás e CRM). Em Bagé, as atividades estão acontecendo desde o fim de fevereiro, com concentração em praças e próximo a instituições de ensino superior, como Urcamp e Unipampa.
Conforme o presidente da Associação dos Funcionários Públicos em Defesa das Estatais e do Patrimônio Público do Rio Grande do Sul (Adefers), Fabrício Vilneck Cavalheiro, a ação surgiu como um contraponto ao Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que diz respeito à retirada da obrigatoriedade de realização de plebiscito para o procedimento, o qual foi protocolado pelo governo estadual.
O funcionário público destaca que sendo feitos dois abaixo-assinados, um para a continuidade do plebiscito e outro contra a retirada do direito do povo em decidir sobre a alienação ou transferência do controle das estatais.
Segundo Cavalheiro, a ação busca arrecadar assinaturas de mais que 1% do eleitorado gaúcho regularizado, o que está em torno de 72 mil pessoas, de, pelo menos, 50 municípios do Estado.
Na Rainha da Fronteira, por exemplo, até sexta-feira, o grupo já havia conseguido mais de 900 assinaturas. A expectativa, segundo o presidente da associação, é que o montante almejado seja conquistado até a próxima sexta-feira, 12 de abril.
Neste fim de semana, o grupo estará em Aceguá, no sábado, e na Praça Júlio de Castilhos (da Estação), no domingo, à tarde.
Cavalheiro destaca que a participação dos bajeenses é de grande importância para que a população continue tendo o direito de decidir o destino das estatais. “Não é só pelo nosso emprego, e sim pelo problema econômico que isso vai gerar”, declara o servidor, ao destacar que as cooperativas têm papel importante na arrecadação do Estado, utilizando como exemplos a Sulgás, que lucrou 518 milhões nos últimos sete anos.

Outras ações
Além do abaixo-assinado, o presidente da associação também fala sobre a existência de outras ações que também têm como objetivo lutar pela permanência da consulta ao povo. Até o momento, segundo Cavalheiro, 51 moções a favor da causa foram aprovadas em Câmaras de Vereadores, no Rio Grande do Sul. Além disso, também estão sendo feitos um outro abaixo-assinado, por prefeitos que apoiam o plebiscito, e um Projeto de Lei, por Deputados Estaduais a favor da causa.

PEC
A PEC protocolado pelo governo, no dia 6 de fevereiro, revoga os parágrafos 4º e 6º do artigo 22 e os parágrafos 1º, 2º e 3º do artigo 163 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Dessa maneira, fica revogada a norma que estabelece que a alienação, a transferência do controle acionário, a cisão, a incorporação, a fusão ou a extinção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) somente poderão ser realizadas depois de manifestação popular expressa em consulta plebiscitária.
O projeto foi aprovado, no início de abril, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, por nove votos a três. Após tramitar no colegiado, a PEC já pode ser encaminhada para ser votada em plenário. Ela precisa ser aprovada em dois turnos, com pelo menos 33 votos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br