MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dia Mundial da Saúde é celebrado com ações de conscientização sobre vida saudável

Publicada em 08/04/2019
Dia Mundial da Saúde é celebrado com ações de conscientização sobre vida saudável | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alunos do curso de Enfermagem participaram das atividades

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado ontem, e o Abril Marrom, mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira, a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, em parceria com a Clínica Oftalmopampa, ofereceu diversos serviços à população durante a manhã de sábado, 6, na praça Silveira Martins.
Foram oferecidos verificação de pressão arterial e teste de glicose (HGT), pela equipe de enfermagem e estudantes da Urcamp; distribuição de preservativos e materiais informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, pelo Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (Sais); pinturas de rosto, pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM/Bagé); orientação de como proceder em parada cardiorrespiratória antes da chegada do socorro, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); ações voltadas para prevenção e controle da dengue, pela Vigilância em Saúde; orientações nutricionais e físicas, pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); distribuição de escovas de dente para crianças e informações sobre o diagnóstico do câncer bucal, pela odontologia; e a clínica Oftalmopampa realizou avaliação gratuita da pressão intraocular, além da entrega de materiais alertando para as diversas espécies de cegueiras.
Para a chefe de gabinete da secretaria de Saúde, Deise Quadros, o principal objetivo da ação foi conscientizar as pessoas que o melhor remédio para saúde é sempre a prevenção. “Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, divulgamos os diversos serviços ofertados totalmente gratuitos para a população, além de orientar sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de diversas doenças. O combate ao mosquito Aedes aegypti e os procedimentos de primeiros socorros antes da chegada do Samu também foram os focos do nosso evento”, explicou.
O oftalmologista Marcelo Teixeira conta que a idealização do projeto, em conjunto com a Secretaria de Saúde, em levar para uma praça central os serviços oferecidos pelo município e o exame de pressão ocular, que é o principal fator de risco para o glaucoma, foi muito importante. “Muitos desconhecem a campanha Abril Marrom, que é o mês dedicado à prevenção da cegueira e que visa alertar a população sobre os riscos do glaucoma, que é a segunda principal causa de cegueira no mundo”, alertou.
Teixeira também destacou que a cegueira pode ser evitada quando é descoberta precocemente. “É fundamental que a população tenha consciência sobre a doença e a necessidade de procurar um oftalmologista”, encerrou.
Juarez Soares Salvo, 64 anos, aposentado, que estava verificando a pressão, disse que a iniciativa foi muito boa, pois muitas pessoas que, durante a semana, não têm tempo para procurar uma unidade de saúde, puderam aproveitar a oportunidade para utilizar os serviços que estavam sendo oferecidos. “Achei o evento apropriado para celebrar a data, principalmente por ser ao ar livre e em um local de grande circulação”, avalia.

Urcamp
A Urcamp integrou a programação. No sábado, alunos do curso de Enfermagem realizaram verificação de pressão arterial e controle de HGT e prestaram orientações na 10ª edição do Sábados Azuis. No domingo, estudantes atuaram nos primeiros socorros, na Meia Maratona dos Pampas, que reuniu mais de 500 atletas. Foram montados três pontos de atendimento com oito acadêmicos do curso. Ainda no domingo, na Praça da Estação, os alunos da disciplina de Processos Educativos II, supervisionados pela docente Dina Maria Bezerra dos Santos, orientaram a população sobre cuidados com a saúde, fechando as comemorações do Dia Mundial da Saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br