MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Certificação do Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer deve ser emitida em junho

Publicada em 09/04/2019
Certificação do Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer deve ser emitida em junho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Área externa do aeródromo deverá ser avaliada

O processo de certificação operacional do Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer, de Bagé, deve começar a tramitar na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a partir da próxima semana. O trâmite é realizado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), diretamente na Anac, a partir da solicitação da empresa que irá operar no local.

De acordo com o superintendente do aeroporto, Anilson Silveira Gonçalves, que está, essa semana, na sede da Infraero, em Brasília, realizando um curso de segurança operacional, estão sendo realizados os últimos ajustes no pedido e, após a entrega do documento, a Anac terá cerca de 60 dias para finalizar o processo de avaliação. "Acredito que entre junho e julho já tenhamos a certificação", comenta.

Gonçalves ressalta que o aeroporto de Bagé já está com a estrutura pronta para receber os voos e, após a certificação, o terminal fica pronto para operar. Segundo ele, é necessário realizar pequenos investimentos como a pintura no pátio e, dependendo da demanda, a ampliação do terminal de passageiros. "Eles devem realizar uma vistoria no aeroporto e após ficamos aptos a operar, perante à Anac", explica.

Concessão

Esta semana, aliás, a presidente da Infraero, Martha Seillier, concedeu uma entrevista para a Folha de São Paulo, afirmando que o plano da empresa é apenas prestar serviços para os aeroportos. Martha disse, ao jornal, que a empresa Azul tem interesse em operar no município, e, para isso, seria necessário um investimento de R$ 4 milhões. Ela também ressaltou que a unidade de Bagé deve entrar no processo de concessão.

Conforme o superintendente, o processo de concessão do aeroporto de Bagé deve ocorrer apenas em 2020, mas, antes disso, a Infraero está trabalhando para trazer os voos de volta para Bagé. "Hoje, temos 24 trabalhadores no terminal e há um plano de demissão incentivada. Acredito que aqui ninguém fará o pedido", comenta.

Processo

O processo de certificação operacional de aeroportos é o meio pelo qual é feita uma avaliação da infraestrutura do lado ao do aeródromo (demarcado por toda a área de movimento destinada às atividades de pouso, decolagem e taxiamento de aeronaves) e da capacidade de seu operador de cumprir os regulamentos técnicos da Anac.

A certificação de um aeroporto define as especificações operativas (EO) do aeródromo, ou seja, os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber e atesta a capacidade do operador de aeródromo de cumprir os regulamentos técnicos da Anac relativos à segurança operacional e resposta à emergência aeroportuária, comprovada por meio do Manual de Operações do Aeródromo (Mops) aprovado pela Agência.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br