MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Telemedicina é debatida em evento internacional

Publicada em 09/04/2019
Telemedicina é debatida em evento internacional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Médico coordenador do Hospital Moinhos de Vento apresentou os resultados dos projetos desenvolvidos na instituição gaúcha

Evento inédito no país, o Global Summit Telemedicine & Digital Health reuniu grandes especialistas em São Paulo para debater sobre a nova era da Saúde Digital e o futuro da Telemedicina no Brasil e no mundo. Representando o Hospital Moinhos de Vento - que tem apostado muito na tecnologia para qualificar o atendimento - o coordenador dos projetos de Telemedicina da instituição, Dr. Felipe Cézar Cabral, apresentou, na sexta-feira, dia 5, a palestra "Telemedicina como Forma de Qualificar o Atendimento no Sistema Único de Saúde - Experiências de uma Parceria Público -Privada".

No painel Telessaúde e Inovação: o Que Podemos Esperar?, o médico compartilhou com os congressistas a experiência do hospital com os projetos de telemedicina realizados em parceria com o Ministério da Saúde dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Responsável pela implantação do projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (TeleUTIP) do Hospital Moinhos de Vento, Cabral também falou sobre os primeiros resultados da iniciativa que é pioneira no país.

Desde novembro de 2018, em rounds diários – por telemedicina ao vivo através de vídeo – equipes multidisciplinares do hospital gaúcho auxiliam no atendimento de pacientes pediátricos internados em UTIP em dois hospitais do SUS. Um deles fica a 2 mil quilômetros de distância, no Hospital Geral de Palmas, Tocantins; o outro, a 3 mil quilômetros, no Hospital Regional Norte, em Sobral, Ceará.

Apesar de recente e com informações apenas preliminares, Cabral ressalta que já é possível perceber uma tendência de redução do tempo de internação e da taxa de mortalidade depois da implantação da telemedicina. "Em poucos meses de projeto, conseguimos reduzir o tempo de internação de oito para sete dias, podendo gerar em torno de 200 internações a mais no Sistema Único de Saúde, por ano, nos 19 leitos incluídos na iniciativa", lembra o médico.

Além do TeleUTIP, o Hospital Moinhos de Vento também introduziu essa tecnologia de forma pioneira na área de oftalmologia, com o projeto Teleoftalmo - Olhar Gaúcho. Lançada em 2017, a iniciativa é uma parceria entre a instituição com o Ministério da Saúde, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, prefeituras municipais e o Telessaúde RS-UFRGS. O objetivo é utilizar a telemedicina como uma alternativa para atender a demanda reprimida em avaliação oftalmológica por conta da baixa oferta de especialistas no interior, que provoca uma longa espera por atendimento e muitas vezes pode agravar os problemas de visão.

Pacientes de diversas regiões são beneficiados por meio de oito consultórios remotos, dois deles no Hospital Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre, e os outros localizados nas cidades de Santa Rosa, Farroupilha, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Santiago. Até março de 2019, foram realizados 14.410 atendimentos. Além disso, mais de 7.400 óculos foram fornecidos, sem custo aos cidadãos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br