MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Plataforma permite troca de informações entre doadores de sangue

Publicada em 10/04/2019
Plataforma permite troca de informações entre doadores de sangue | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Iniciativa permite desenvolvimento de campanhas

Com a finalidade de aumentar o estoque de sangue dos serviços de Hemoterapia na região, a plataforma online Socilogue (Sociedade pelo Sangue) é uma iniciativa do desenvolvedor web Francisco de Freitas Kemle. Lançado no fim de 2018, durante as comemorações de 15 anos do Hemocentro de Pelotas (Hemopel), o projeto já conta com mais de mil usuários cadastrados.

A iniciativa consiste em uma plataforma on-line que possibilita ao usuário criar um perfil com dados, como data da última coleta e histórico de doenças. Dessa forma, os doadores e receptores podem pedir sangue entre si, já que as notificações são emitidas por e-mail ou SMS.

Segundo o criador do projeto, a ideia foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). "Eu queria fazer algo pela sociedade, ajudar as pessoas, fazer algo para o bem (...) devolver para a sociedade um pouco do conhecimento que obtive", declara.

De acordo com a assistente social do Hemopel, Gisele Pinto, o cadastro no site também possibilita que a pessoa receba atualizações quanto à agenda de doações e sobre como estão os estoques da região. "Com o cadastro, essas pessoas vão receber avisos sempre que tiver coleta e também podemos avisar os tipos sanguíneos que mais estamos necessitando", ressalta.

A plataforma também permite que os usuários avaliem o serviço, deixando nota e ressalvas para melhorar o atendimento. "Essas ressalvas são visualizadas apenas pelo serviço de hemoterapia, e o serviço pode imediatamente responder pela plataforma, onde novamente chega a notificação por SMS ou e-mail, além da plataforma em si", informa Kemle.

Como se cadastrar

Para se cadastrar na plataforma, como doador ou receptor, basta acessar o site do projeto (www.socilogue.com.br) e clicar em "cadastre-se". O usuário pode se identificar como "Pessoal" ou "Entidade". Logo após, será aberta uma caixa onde o usuário deixa seus dados pessoais e informa seu e-mail e número do telefone, para que assim o hemocentro possa entrar em contato sempre que houverem novidades quanto à coleta de sangue.

Os usuários também podem se manter informados através da página no Facebook (www.facebook.com/sigaosocilogue) e do perfil no Instagram (www.instagram.com/socilogue).


Doações no HU
Vale lembrar que, em Bagé, a coleta é desenvolvida pelo Hemopel sempre no último sábado de cada mês, junto ao Hospital Universitário Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp). Recentemente, aliás, o HU destinou uma área totalmente adaptada para receber doadores e, desse modo, contribuir com o processo de coleta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br