MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Folador assina filiação no MDB de Candiota

Publicada em 15/04/2019
Folador assina filiação no MDB de Candiota | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ficha do ex-prefeito foi abonada por Odilo Dal Molin

Abonada pela principal liderança do MDB de Candiota, a ficha de filiação de Luiz Carlos Folador foi assinada, oficialmente, em ato realizado na noite de sexta-feira, 12, em Dario Lassance; com direito à presença de deputados e camisetas especialmente confeccionadas para desejar as boas-vindas ao ex-prefeito. E diante do aval de Odilo Dal Molin, Folador afirma que agora 'está à disposição do partido'. "Fui muito bem acolhido", garante.

O ex-prefeito deixou o PT, formalmente, em março, após 30 anos de atuação na legenda. Pelo partido, foi prefeito de Candiota, entre 2008 e 2016, presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Regional dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em 2012, foi reeleito com 73,96% dos votos, derrotando justamente Odilo, que disputou pelo MDB, principal partido de oposição ao PT na cidade. Folador faz questão, porém, de destacar a boa relação com a liderança emedebista. "Não existe ressentimentos. Ele é uma liderança histórica, que sempre respeitei. O que existe é um respeito mútuo", reforça.

Mudança

Folador não detalha os motivos que o levaram a deixar o PT. Em contrapartida, é enfático ao destacar o respeito que mantém pelas lideranças locais da sigla. "Eu só tenho a agradecer. Tenho grandes amigos no partido e essas amizades continuam. Sempre fui fiel e sempre foram corretos comigo, mas chegou a hora de repensar algumas questões", resume, ao salientar que o ingresso no MDB foi construído no final do ano passado, a partir do diálogo com vereadores. "Sempre respeitei o partido. Estivemos juntos com o MDB em diferentes momentos, principalmente na defesa do carvão mineral, e mantivemos uma relação democrática. Quando comentei que estava revendo questões, recebi o convite", revela.

Com Odilo, o MDB atuou na implantação do município, administrando a prefeitura nos primeiros anos, após a emancipação formalizada em 1992. A bancada emedebista representa, hoje, a principal oposição ao governo de Adriano Castro dos Santos, do PT, cuja candidatura foi apoiada por Folador, no pleito de 2016. O ex-prefeito garante, entretanto, que pretende 'manter o diálogo diante do novo cenário'. "Tenho muito respeito pela gestão dele (Adriano) e torço para que faça um bom mandato. Ele é o prefeito, eleito democraticamente, mas, na próxima eleição, estaremos em campos opostos. Vamos trabalhar para que tenhamos um debate muito qualificado. Quanto a isto não tenho dúvida", salienta Folador.

Candidatura

A direção municipal do MDB ainda não fala, oficialmente, em nomes para a disputa da Prefeitura de Candiota. Quando questionado, Folador é sucinto, afirmando, apenas, que está motivado para 'participar do processo'. "As pessoas me param nas ruas; me abordam para falar sobre política. Está no meu cotidiano", justifica.

O coordenador regional do partido, José Carlos Nobre (Zequinha), que acompanhou o ato de filiação, ao lado de lideranças regionais e estaduais do MDB, vai além, reconhecendo que Folador é um nome preferencial para candidatura, ao lado de parlamentares e ex-parlamentares da sigla.

Para Zequinha, o ex-prefeito se encaixa em uma espécie de perfil traçado pelo MDB na região. "Temos posturas regionalizadas, como o combate permanente à corrupção, o combate às desigualdades, o foco no desenvolvimento, na infraestrutura, na educação e na segurança. Entendemos que são funções essenciais. E acho que ele se encaixa nesta visão. É um gestor que trouxe muitos avanços para Candiota, em diferentes áreas, e que pode seguir contribuindo para a cidade", elogia.

Nos bastidores, circula a informação de que existiria uma articulação entre emedebistas, com representações do PSDB, partido que integrou a base de governo de Folador, visando a construção de uma coligação para a disputa do pleito municipal de 2020. Esta discussão também não é tratada oficialmente pelas lideranças dos dois partidos.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br