MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lasier apresenta parecer favorável ao projeto que certifica Marcha do Cavalo Crioulo

Publicada em 15/04/2019
Lasier apresenta parecer favorável ao projeto que certifica Marcha do Cavalo Crioulo | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Senador expôs relatório sobre proposta assinada por Hamm

O senador Lasier Martins, do Podemos, apresentou parecer favorável à proposta que reconhece como manifestação da cultura nacional a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo do Rio Grande do Sul. A posição do relator ainda será votada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.
Em seu relatório, Martins observa que 'a matéria não afronta o ordenamento jurídico nacional', destacando que 'é, sem dúvida, pertinente, oportuna, justa e meritória a iniciativa de reconhecer a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo do Rio Grande do Sul como manifestação da cultura nacional'.
Na justificativa apresentada à Câmara dos Deputados, onde o projeto já foi aprovado, o autor da proposta, deputado Afonso Hamm, do Progressistas, destaca que o reconhecimento 'celebra a tradição gaúcha e brasileira de amor aos cavalos'. “A Marcha de Resistência é a prova mais antiga realizada pelo cavalo Crioulo e também a primeira a ser realizada, praticamente sob os mesmos moldes, nos três países do Cone Sul”, explica.
A Marcha ocorreu primeiro no Uruguai, depois na Argentina, e, após algumas experiências na década de 1970, é realizada, no final da década de 1980, em Alegrete, no Rio Grande do Sul. Desde então, faz parte do calendário de provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), sendo realizada em diversos municípios gaúchos, como Bagé, Canguçu, Santa Maria, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Uruguaiana e Jaguarão.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br