ANO: 25 | Nº: 6260
16/04/2019 Cidade

Com 500 pontos no aguardo de conserto, prefeitura busca zerar demanda da iluminação pública em 40 dias

Foto: Tiago Rolim de Moura

Há um ano, quatro mil unidades apresentavam defeito
Há um ano, quatro mil unidades apresentavam defeito
Com a aquisição de três novos caminhões para a iluminação pública de Bagé, no final de semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) busca finalizar as pendências quanto ao conserto dos postes de luz no município em até 40 dias.

Segundo o titular da Seinfra, Ronaldo Hoesel, hoje, dos 14 mil pontos de iluminação na Rainha da Fronteira, cerca 500 estão necessitando de conserto. O número representa um oitavo dos quatro mil equipamentos defeituosos existentes em abril do ano passado. No entanto, o resultado não atende as expectativas iniciais do Executivo, disse o secretário.

Hoesel explica que a equipe teve problemas no fim do ano passado, quando um dos seus dois caminhões – o único que tinha o equipamento necessário para alcançar os postes mais altos – apresentou problemas e precisou ser retirado das ruas. Com isso, o governo relata que enviou o caminhão para conserto e realizou licitação para a compra de novos veículos para o serviço, mas a carreta antiga voltou a estragar logo após ser entregue e a empresa vencedora da concorrência pública demorou a entregar a encomenda. "Isso acabou nos atrasando bastante. Então seguimos trabalhando com escadas, nos bairros com postes mais baixos e em pontos estratégicos, como praças e perto das escolas", informa.

O secretário explica que, até o ano passado, o setor, que conta com 18 funcionários, realizava uma média diária de 70 atendimentos, porém, com os novos veículos e a divisão dos servidores em quatro equipes, a expectativa é duplicar este número nos próximos dias. "Depois de resolvermos essas situações emergenciais, queremos ter uma dinâmica de atendimento a todas as demandas em 48 horas após o pedido", afirma Hoesel, ao destacar a recente aquisição de duzentas lâmpadas de LED, as quais devem ser utilizadas na iluminação das praças e em pontos específicos da cidade (ainda não foi definido).

Renovação na frota
Dos três novos caminhões para o setor de iluminação pública, dois serão utilizados para as operações nos postes e um atuará no transporte de funcionários e material. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão, sendo parte deste valor oriundo de emenda parlamentar do deputado Marcelo Moraes, do PTB, e o restante dos cofres da prefeitura.

Como contatar o serviço?
Para contatar o setor de iluminação pública, o cidadão pode entrar em contato através do telefone da secretaria (53) 3240-5181 ou pelo número de telefone especial de atendimento para protocolo de pedido de manutenção (53) 3240-5194. Além disso, também é oferecido atendimento direto através da página no Facebook: Comunica Seinfra – Iluminação Pública.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...