MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

É preciso enfrentamento

Publicada em 17/04/2019

Sancionada em março de 2015, ou seja, há mais de quatro anos, a lei que instituiu a tipificação de feminicídio para o assassinato de mulheres por questão de gênero embasou, talvez, a principal batalha na guerra para acabar com a violência contra a mulher. De fato, a definição de uma pena específica, de reclusão de 12 a 30 anos, do seu modo, contribuiu para o processo. Porém, mesmo hoje, muito ainda há por ser trilhado.
Em Bagé, por exemplo, a instalação da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher também serviu como uma vitória. Até porque, muito mais que garantir um atendimento específico para casos graves às mais simples agressões, oportunizou o estabelecimento de uma rede de acolhimento. Sim, garantir um espaço para que mulheres que sofrem violências, física ou psicológica, serve tanto ou mais que a certeza de investigação de cada caso. É a partir de mecanismos como estes que a vítima pode tomar coragem para dar um basta e buscar uma vida digna e, claro, enfim, feliz.
Dentro deste prognóstico, é interessante a iniciativa Ônibus Lilás, que teve início, esta semana, por Bagé. Até porque trata-se de um instrumento itinerante que vai até os mais variados pontos, permitindo uma oportunidade para que mulheres possam falar, ou simplesmente se orientarem sobre os passos legais para não serem, jamais, violentadas por seus companheiros.
E é preciso, sim, deste serviço. Como retrata reportagem desta edição, assinada pela acadêmica Larissa Mendonça, em 2018, mesmo diante da atual legislação no País, os registros de crime de ódio contra a mulher cresceram 12%. No Rio Grande do Sul, os números ultrapassaram 40,9% e o estupro aumentou 3%. Em Bagé, houve um aumento de 2,45% nos casos de ameaça. Como a estatística, por si só, comprova, é preciso ação e um enfrentamento permanente. Do contrário, de nada valerão as sanções judiciais.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br