ANO: 25 | Nº: 6458
18/04/2019 Cidade

Caminho da Luz apresenta Centro de Referência para Tratamento de Autistas

Foto: Emanuel Muller/ Especial JM

Gama recebeu comenda Presidente Médici em homenagem à atuação do Santander
Gama recebeu comenda Presidente Médici em homenagem à atuação do Santander
Um ato carregado de emoção, realizado na manhã de ontem, no salão de atos do Caminho da Luz, marcou a abertura oficial das atividades do Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas. A solenidade contou com a presença do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bagé (Comdica), Ildamar Martinez, do gerente da agência do Banco Santander em Bagé, Jorge Gama, e da representante da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Lélia Quadros, além de convidados, equipe do Caminho da Luz e familiares de autistas.
Na oportunidade, os convidados assistiram a um vídeo institucional do Caminho da Luz sobre autismo, incluindo os atendimentos realizados na instituição, depoimentos de assistidos e familiares e a proposta do Centro de Referência - trabalho realizado pelo editor de vídeo Paulo Ferreira, com apoio da equipe da instituição e do cinegrafista Paulo Batista.
Divaldo destacou a importância da atuação do Caminho da Luz na comunidade e que a efetivação do Centro de Referência tem um valor inestimável à sociedade bajeense. "Somos partícipes da ampliação, evolução e valorização do trabalho realizado pela instituição. Parabéns a todos os envolvidos no projeto Amigos de Valor, que proporcionou a captação de recursos para o projeto", enfatizou o prefeito. Ele entregou a Jorge Gama a Comenda Presidente Médici (mais alta honraria do município) ao Santander, como reconhecimento pelo apoio dado não apenas à instituição, mas à população da Rainha da Fronteira com a contemplação do projeto. O chefe do Executivo ainda anunciou, de forma surpreendente, que pretende revitalizar a fachada do Caminho da Luz. "Te peço, Ruibar, que elabore um projeto para realizarmos essa melhoria com agilidade e rapidez", comentou o prefeito.
O presidente do Caminho da Luz relembrou o início do atendimento para autistas com o Cantinho Azul, em 2014, em parceria com a Sociedade Literária São Boaventura (Gráfica Instituto de Menores). Freitas agradeceu às equipes do Comdica, citando nominalmente Lélia Quadros (que também é vice-presidente do órgão e colaborou na montagem do projeto) e Ildamar, a Jorge Gama e a disposição da gerente administrativa do Caminho da Luz, Patrícia Britto. O presidente foi às lágrimas ao destacar que o Centro já funciona a pleno e conta com profissionais engajados para que o atendimento aos autistas tenha êxito. "Já temos o contato com o município e para podermos ter a continuidade do nosso projeto, além de já estarmos em tratativas com o Santander para que, dependendo das nossas ações, o banco continue essa parceria", salientou Freitas.
Gama detalhou como é o funcionamento do Amigos de Valor e enfatizou a mobilização dos funcionários do banco para captar as doações. "Tivemos uma receptividade muito boa, de tal forma que com poucos dias de campanha conseguimos atingir o teto máximo estabelecido pelo banco", frisou o gerente do Santander. Sobre o recebimento da comenda, ele relatou que é uma homenagem marcante na sua vida profissional e agradeceu à presidente do Comdica por acreditar na proposta. Lélia Quadros enalteceu a importância do trabalho dos conselhos municipais, como agentes para permitir a chegada ao município e a instituições como o Caminho da Luz de recursos fundamentais para a efetivação de projetos.
O secretário Mário Mena Kalil manifestou que a sociedade devolve aquilo que entregam a ela, ressaltando a parceria entre os setores público e privado para o Centro de Referência para Tratamento de Autistas tornar-se realidade. Kalil ainda colocou a estrutura da Secretaria à disposição da instituição para realização de exames, procedimentos e suporte aos autistas. "Temos a missão de continuar esse trabalho e vamos buscar emendas parlamentares para desenvolvermos esse Centro de Referência", salientou.

Etapas e estrutura
Os projetos apoiados são indicados pelos Conselhos Estaduais e/ou Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e selecionados via edital a cada dois anos. O andamento dos projetos indicados é acompanhado pela equipe técnica do programa e o apoio é renovado com base nos resultados alcançados. Para o ciclo 2019/2020 foram aprovados 65 projetos em 18 estados brasileiros. O projeto do Caminho da Luz está entre os quatro do Rio Grande do Sul selecionados na iniciativa. A instituição já contava com uma sala especial para tratamento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Cantinho Azul, mantido com recursos próprios da entidade. O Centro é a ampliação da estrutura, permitindo o aumento do número de atendimentos.
Uma equipe multidisciplinar, aliando os profissionais da equipe da instituição, conta, agora, com o trabalho de um médico neurologista, que atua diretamente no Centro. O projeto prevê o atendimento de 120 crianças mensalmente, em diferentes áreas clínicas. O valor total captado junto ao projeto Amigos de Valor foi de R$ 318 mil. Além disso, a instituição, com apoio da comunidade, por meio de ações como o telemarketing, realizou uma reestruturação do espaço físico. Uma das primeiras ações foi a colocação de piso antiderrapante no andar superior do ginásio e no corredor do subsolo da área clínica, além de revestimento na parede e pintura. Salas passaram por adequações para poder proporcionar um melhor acolhimento aos assistidos no momento dos atendimentos. Outra mudança significativa foi quanto aos apartamentos, que eram destinados a receber visitantes, localizados no ginásio. Os locais foram transformados em salas - e já estão atendendo a comunidade. Duas partes do telhado, que estavam sucumbindo à ação do tempo, também foram revitalizadas.

Amigos de Valor
O projeto é uma parceria que contou com muitos apoios. A iniciativa concorreu com ações voltadas para crianças e adolescentes em todo o País e é uma das quatro no Rio Grande do Sul com possibilidade de receber aporte de recursos, dentro da iniciativa do banco Santander. O Amigos de Valor estimulou funcionários da própria instituição financeira a direcionar parte do seu Imposto de Renda devido para os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Tudo iniciou junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Bagé, o Comdica. O órgão recebeu a informação da possibilidade de Bagé contemplar uma proposta dentro do Amigo de Valor. A ação foi debatida em reunião e, após informações prestadas pela agência local do banco, foi necessário decidir qual projeto poderia integrar a iniciativa - por um voto, o Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas.
A partir de então formou-se uma grande parceria. Caminho da Luz, Comdica e Santander realizaram as condições necessárias, desde o projeto até a documentação, para que a proposta do Caminho da Luz chegasse à matriz do banco no Brasil para que todos os pré-requisitos fossem preenchidos.
A Prefeitura de Bagé, por meio de um ofício encaminhado pelo prefeito Divaldo Lara, autorizou os procedimentos para que os valores, depositados na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), sejam repassados conforme as normas estabelecidas dentro do projeto Amigos de Valor. Correndo contra o tempo, o chefe do Executivo disponibilizou a ação de sua equipe no Gabinete para que toda a documentação do Caminho da Luz pudesse chegar a tempo de participar do Amigos de Valor em 2018.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...