MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Caminho da Luz apresenta Centro de Referência para Tratamento de Autistas

Publicada em 18/04/2019
Caminho da Luz apresenta Centro de Referência para Tratamento de Autistas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Gama recebeu comenda Presidente Médici em homenagem à atuação do Santander

Um ato carregado de emoção, realizado na manhã de ontem, no salão de atos do Caminho da Luz, marcou a abertura oficial das atividades do Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas. A solenidade contou com a presença do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do secretário municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Bagé (Comdica), Ildamar Martinez, do gerente da agência do Banco Santander em Bagé, Jorge Gama, e da representante da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Lélia Quadros, além de convidados, equipe do Caminho da Luz e familiares de autistas.
Na oportunidade, os convidados assistiram a um vídeo institucional do Caminho da Luz sobre autismo, incluindo os atendimentos realizados na instituição, depoimentos de assistidos e familiares e a proposta do Centro de Referência - trabalho realizado pelo editor de vídeo Paulo Ferreira, com apoio da equipe da instituição e do cinegrafista Paulo Batista.
Divaldo destacou a importância da atuação do Caminho da Luz na comunidade e que a efetivação do Centro de Referência tem um valor inestimável à sociedade bajeense. "Somos partícipes da ampliação, evolução e valorização do trabalho realizado pela instituição. Parabéns a todos os envolvidos no projeto Amigos de Valor, que proporcionou a captação de recursos para o projeto", enfatizou o prefeito. Ele entregou a Jorge Gama a Comenda Presidente Médici (mais alta honraria do município) ao Santander, como reconhecimento pelo apoio dado não apenas à instituição, mas à população da Rainha da Fronteira com a contemplação do projeto. O chefe do Executivo ainda anunciou, de forma surpreendente, que pretende revitalizar a fachada do Caminho da Luz. "Te peço, Ruibar, que elabore um projeto para realizarmos essa melhoria com agilidade e rapidez", comentou o prefeito.
O presidente do Caminho da Luz relembrou o início do atendimento para autistas com o Cantinho Azul, em 2014, em parceria com a Sociedade Literária São Boaventura (Gráfica Instituto de Menores). Freitas agradeceu às equipes do Comdica, citando nominalmente Lélia Quadros (que também é vice-presidente do órgão e colaborou na montagem do projeto) e Ildamar, a Jorge Gama e a disposição da gerente administrativa do Caminho da Luz, Patrícia Britto. O presidente foi às lágrimas ao destacar que o Centro já funciona a pleno e conta com profissionais engajados para que o atendimento aos autistas tenha êxito. "Já temos o contato com o município e para podermos ter a continuidade do nosso projeto, além de já estarmos em tratativas com o Santander para que, dependendo das nossas ações, o banco continue essa parceria", salientou Freitas.
Gama detalhou como é o funcionamento do Amigos de Valor e enfatizou a mobilização dos funcionários do banco para captar as doações. "Tivemos uma receptividade muito boa, de tal forma que com poucos dias de campanha conseguimos atingir o teto máximo estabelecido pelo banco", frisou o gerente do Santander. Sobre o recebimento da comenda, ele relatou que é uma homenagem marcante na sua vida profissional e agradeceu à presidente do Comdica por acreditar na proposta. Lélia Quadros enalteceu a importância do trabalho dos conselhos municipais, como agentes para permitir a chegada ao município e a instituições como o Caminho da Luz de recursos fundamentais para a efetivação de projetos.
O secretário Mário Mena Kalil manifestou que a sociedade devolve aquilo que entregam a ela, ressaltando a parceria entre os setores público e privado para o Centro de Referência para Tratamento de Autistas tornar-se realidade. Kalil ainda colocou a estrutura da Secretaria à disposição da instituição para realização de exames, procedimentos e suporte aos autistas. "Temos a missão de continuar esse trabalho e vamos buscar emendas parlamentares para desenvolvermos esse Centro de Referência", salientou.

Etapas e estrutura
Os projetos apoiados são indicados pelos Conselhos Estaduais e/ou Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e selecionados via edital a cada dois anos. O andamento dos projetos indicados é acompanhado pela equipe técnica do programa e o apoio é renovado com base nos resultados alcançados. Para o ciclo 2019/2020 foram aprovados 65 projetos em 18 estados brasileiros. O projeto do Caminho da Luz está entre os quatro do Rio Grande do Sul selecionados na iniciativa. A instituição já contava com uma sala especial para tratamento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Cantinho Azul, mantido com recursos próprios da entidade. O Centro é a ampliação da estrutura, permitindo o aumento do número de atendimentos.
Uma equipe multidisciplinar, aliando os profissionais da equipe da instituição, conta, agora, com o trabalho de um médico neurologista, que atua diretamente no Centro. O projeto prevê o atendimento de 120 crianças mensalmente, em diferentes áreas clínicas. O valor total captado junto ao projeto Amigos de Valor foi de R$ 318 mil. Além disso, a instituição, com apoio da comunidade, por meio de ações como o telemarketing, realizou uma reestruturação do espaço físico. Uma das primeiras ações foi a colocação de piso antiderrapante no andar superior do ginásio e no corredor do subsolo da área clínica, além de revestimento na parede e pintura. Salas passaram por adequações para poder proporcionar um melhor acolhimento aos assistidos no momento dos atendimentos. Outra mudança significativa foi quanto aos apartamentos, que eram destinados a receber visitantes, localizados no ginásio. Os locais foram transformados em salas - e já estão atendendo a comunidade. Duas partes do telhado, que estavam sucumbindo à ação do tempo, também foram revitalizadas.

Amigos de Valor
O projeto é uma parceria que contou com muitos apoios. A iniciativa concorreu com ações voltadas para crianças e adolescentes em todo o País e é uma das quatro no Rio Grande do Sul com possibilidade de receber aporte de recursos, dentro da iniciativa do banco Santander. O Amigos de Valor estimulou funcionários da própria instituição financeira a direcionar parte do seu Imposto de Renda devido para os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Tudo iniciou junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Bagé, o Comdica. O órgão recebeu a informação da possibilidade de Bagé contemplar uma proposta dentro do Amigo de Valor. A ação foi debatida em reunião e, após informações prestadas pela agência local do banco, foi necessário decidir qual projeto poderia integrar a iniciativa - por um voto, o Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas.
A partir de então formou-se uma grande parceria. Caminho da Luz, Comdica e Santander realizaram as condições necessárias, desde o projeto até a documentação, para que a proposta do Caminho da Luz chegasse à matriz do banco no Brasil para que todos os pré-requisitos fossem preenchidos.
A Prefeitura de Bagé, por meio de um ofício encaminhado pelo prefeito Divaldo Lara, autorizou os procedimentos para que os valores, depositados na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), sejam repassados conforme as normas estabelecidas dentro do projeto Amigos de Valor. Correndo contra o tempo, o chefe do Executivo disponibilizou a ação de sua equipe no Gabinete para que toda a documentação do Caminho da Luz pudesse chegar a tempo de participar do Amigos de Valor em 2018.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br