MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festival de Cinema da Fronteira recebe Ittala Nandi

Publicada em 19/04/2019
Festival de Cinema da Fronteira recebe Ittala Nandi | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Romance futurista foi lançado em 2010

A dramaturgia brasileira revelou grandes nomes ao longo dos anos. Nessa constelação, uma das estrelas mais brilhantes é Ittala Nandi, cuja trajetória se confunde com a do cinema e do teatro brasileiro. Além de estrelar o filme “Domingo”, de Felipe Barbosa e Clara Linhart, a atriz vem a Bagé no próximo dia 26 para autografar dois livros. Oportunidade para conhecer o mais novo trabalho de uma das atrizes mais talentosas e transgressoras de todos os tempos.
Ittala Nandi nasceu em Caxias do Sul e tem seu nome ligado ao teatro há, pelo menos, 50 anos. É uma das fundadoras do lendário Teatro Oficina, em São Paulo, onde estreou em 1962. Atuou em montagens antológicas, como "Pequenos Burgueses", de Maksim Gorki, e "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade. Fez história em "Na Selva das Cidades", texto de Bertold Brecht, quando protagonizou o primeiro nu frontal do teatro brasileiro. Sua postura sempre foi associada a transgressão e quebra de parâmetros e, ao lado de Leila Diniz, tornou-se símbolo de liberdade e independência feminina. No cinema, participou de dezenas de filmes e trabalhou com grandes diretores de sua geração, como Arnaldo Jabor, Joaquim Pedro e Ruy Guerra.

"É um filme muito oportuno"
Aos 76 anos, Ittala Nandi retorna ao cinema como protagonista do filme "Domingo", um dos seis concorrentes da Mostra Internacional de Longas-Metragens do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Dirigido por Felipe Barbosa e Clara Linhart, foi rodado no Rio Grande do Sul e conta, através de múltiplos pontos de vista, como foi o dia 1º de janeiro de 2003 de uma família burguesa do interior do Rio Grande do Sul. Foi nessa data que Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do Brasil. Ittala vive Laura, a matriarca, que tem medo do destino que o governo pode ter em mente para sua classe social. "Ela é uma pessoa reacionária e autoritária", afirma. Tudo se desenrola durante um churrasco onde, à medida que a conversa avança, aumenta o desconforto entre os convidados. "Apesar da política ser importante, o filme não é panfletário. [o filme] é um pouco documental", destaca a atriz. Ao longo do filme, fica claro que o assunto as relações sociais e familiares são o grande assunto da produção. "É um filme muito oportuno e sem partidarismo".
Com a campanha eleitoral, em 2018, o filme, inevitavelmente, ganhou novo sentido. "Quando filmamos, não tínhamos noção do que aconteceria com Lula". Após exibições em Veneza, Havana e Brasília, Ittala pôde sentir de perto a reação do público em torno da produção. "Em São Paulo, ele foi exibido um dia após a prisão do Lula. A reação do público foi impressionante", avalia. Através da interação dos diversos personagens, o filme reflete sobre a classe média, o proletariado e a elite brasileira. "É interessante ver o quanto a família tradicional está desunida pela droga, pelo desamor, pela incompreensão", completa.
Tendo sua figura e sua personalidade sempre associados a causas progressistas, Ittala revela que gosta de interpretar personagens com ideias distantes da sua. "Gosto muito quando o personagem tem o oposto da minha personalidade. Apesar dessa mãe ter ideias perigosas, consegui imprimir nela uma tonalidade mais engraçada, e isso tira um pouco da negatividade", afirma.
Um dos pontos altos é a presença da música "Solamente una vez", que a atriz canta e que se repete ao longo do filme. Apesar da letra poder ser interpretada com diversos significados, dentro do contexto do filme, a escolha da canção foi puramente sentimental. "O Felipe e a Clara pediram para eu escolher uma música. Conversando em casa, recordamos dessa música do Gardel, que foi gravada e regravada por diversos cantores. Acabou ganhando muitos significados e sendo fundamental no desenvolvimento da trama", destaca Ittala. Vale lembrar que ela foi premiada melhor atriz no Festival do Rio por este trabalho.
O Festival de Cinema da Fronteira acontece nos dias 23 e 24 de abril, nas cidades de Santana do Livramento e Rivera (Uruguai), e prossegue de 25 a 27, em Bagé. Além das mostras competitivas, o festival traz oficinas, debates e shows musicais. Esta edição apresenta um recorte temático intitulado "O Renascer do Patrimônio". A realização é da Associação Pró-Santa Thereza e Centro Histórico Vila de Santa Thereza, com financiamento do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A produção é da Anti Filmes com apoio das prefeituras de Bagé, Santana do Livramento e Rivera, e apoio institucional da Urcamp, Unipampa e Udelar. O jornalista Roger Lerina assina a curadoria de longas-metragens. O evento tem direção artística de Zeca Brito e produção de Frederico Ruas e Maristela Ribeiro. Mais informações no site fb.com/festivaldafronteira.

Aventuras literárias
Desde 1989, Ittala Nandi realiza incursões ocasionais também na literatura. Desde o lançamento de “Teatro Oficina, onde a arte não dormia”, a atriz mantém regularidade, também, no lançamento de títulos literários. No próximo dia 26, às 10h30min, na Casa de Cultura, Ittala autografará dois livros em Bagé. Um deles é “O Sonho de Vesta”, romance futurista lançado em 2010. “O livro se passa no período Neolítico durante o último matriarcado”, afirma a atriz e escritora. Através do realismo fantástico, a história transmite mensagens ecológicas e de não-violência. “É uma história onde a verdade e a imaginação se misturam”, completa.
Além de "O Sonho de Vesta", a atriz e escritora traz, também, um livro de contos chamado "Milagres". "Foi meu primeiro livro com histórias curtas. Ele é bilíngue, português e italiano, algo inédito até então", revela Ittala.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br