MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Uma paixão chamada Itália

Publicada em 19/04/2019
Uma paixão chamada Itália | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Amante da Itália


Quem ama, ama e ponto. Assim começo hoje, contando sobre Cibele Foletto, uma amante incondicional da Itália. Descendente de família italiana, esposa do Ricardo Lucas, mãe de Carlo e Bruna, neurologista por profissão e apaixonada pelo universo italiano por opção. Ela conta que, desde muito pequena, ouvia seu avô falar e cantar na língua raiz da nacionalidade dele, que veio do norte da Itália. Cibele cresceu escutando seus pais dizerem que esse seria o melhor país do mundo, e assim foi cultivando a paixão.  “Quando chego na Itália, costumo dizer: Ah! Agora, sim, estou no meu chão. E logo, sou chamada a atenção pelo meu marido, dizendo que não é bem assim, risos!”, lembra.

 

Motivos de preferências

Quando questionada de por que esse amor todo pelo país, que fica no Sul da Europa, ela explica: "sou apaixonada pela língua, tanto que por muitos anos dei aulas particulares aqui em Bagé", recorda. Ela tem proficiência em italiano pela Universidade de Siena, a qual permite que ensine a língua, por usá-la de forma fluente.

A preferência é justificada e vai além da linguagem. “A diversidade da natureza que se encontra por lá, o que você imaginar tem, como praias, montanhas ou lagos glaciais. Só que ainda é mais que isso, é a história, a arte, inclusive estou fazendo um curso de história da arte, pela Universidade de São Paulo”, destaca. Ela antecipa que fará, em breve, cursos nessa área em Roma e Florença.

Os costumes também são motivos de admiração pela mãe de Carlo e Bruna. "Esse elo familiar de ter a mesa repleta de parentes comendo e conversando alto é especial", comenta. A simplicidade dos italianos, de acordo com Cibele, é algo que permite uma tranquilidade e até mesmo liberdade, eles não se preocupam se estão gordos, magros, barrigudos, maquiados ou não. Lá, o valor pessoal é pelo que você é e jamais pelo que tem. “A cultura é supervalorizada para eles. Eu sou uma pessoa que leio muito, porque gosto. Então, tenho conhecimentos dos costumes, histórias, lugares e arte que muitos se espantam quando eu começo a falar. Minha filha Bruna, até brinca comigo, que eu falo e publico tanto sobre essa minha paixão chamada Itália que até mesmo em Londres, país que meus filhos moram, os seus amigos subentendem que sou italiana”, alegra-se.

 

Turista profissional 

O turismo, na Itália, para ela é de suma importância. Motivo: para que mais pessoas sintam e percebam os encantamentos pelos seus olhos e coração. “Eu quero levar grupos para despertar isso neles, tenho certeza que irão ver a Itália com uma outra sensibilidade”, resume. A médica neurologista usufruiu de três diferentes temporadas em Verona, assim como em Firenze, Perúgia. Para ela, Itália ainda é o mais belo e interessante de todos os países do mundo. Conversar com Cibele é querer ficar uma tarde inteira ouvindo contar sobre o Coliseu, ou o Museu Nacional da Villa Julia, suas histórias, artes e cultura. Quando sair esta edição, Cibele estará desfrutando de mais um encontro familiar entre pais e filhos em Londres, na Inglaterra. Quem a acompanha nas redes sociais, poderá apreciar imagens e stories através da visão cheia de emoção desta porto-alegrense encantada pelo país.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br