MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Dom Cleonir participa da primeira cerimônia de lava-pés como bispo

Publicada em 22/04/2019
Dom Cleonir participa da primeira cerimônia de lava-pés como bispo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Durante a missa o prelado falou sobre o triduo Pascal

O gesto de Jesus Cristo durante a última ceia, em que demonstrou a humildade e amor ao próximo, foi repetido, na Quinta-feira Santa, em todo o mundo, pela Igreja Católica. A celebração religiosa do Lava-pés abriu o Tríduo Pascal, que terminou ontem, no domingo de Páscoa.
Neste ano, Dom Cleonir Dalbosco participou, pela primeira vez, da cerimônia como bispo da diocese de Bagé. Ele realizou a lavagem de pés na Catedral de São Sebastião, repetindo o gesto de Jesus em 11 alunos e uma professora de catequese. Conforme o prelado, a cerimônia é um gesto de "doação para os irmãos e uma atitude de humildade para servir ao próximo como exemplo de Jesus aos apóstolos ".
O bispo ressalta que a Semana Santa é a principal data para os cristãos. Ele comenta que a sexta-feira é um dia de silêncio nas igrejas e uma data de reflexão sobre a morte e a vida. A data também é marcada por rituais e penitências, com o jejum e a abstinência da carne vermelha. Para lembrar esses momentos, algumas paróquias realizaram a procissão do Senhor Morto, individualmente.


Celebração da luz

A liturgia da noite do sábado, que antecede a Páscoa, é considerada uma das mais solenes e das mais extensas do rito católico. A missa começa com a celebração da luz, onde o círio pascal é aceso na entrada da paróquia. Depois de feitos esses rituais, o padre entra no templo seguido pelos fiéis. O bispo explica que o círio pascal representa o Cristo ressuscitado. “Esta é uma semana de reflexão e vivência das atitudes do serviço” comenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br