MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Legislativo aprova mudanças na contribuição de iluminação pública

Publicada em 23/04/2019
Legislativo aprova mudanças na contribuição de iluminação pública | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alteração na composição do Compreb ficou em vista e deve ser reavaliada

Sob críticas da oposição, o projeto de lei que promove mudanças na legislação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública no Município (CIP) foi aprovado pelo Legislativo bajeense, ontem, em roteiro de sessões extraordinárias. O plenário rejeitou uma emenda que poderia reestruturar a base de cálculos da tabela proposta pelo governo. O texto que segue para sanção do prefeito Divaldo Lara, do PTB, portanto, não sofreu alterações.
Com a nova redação, o fato gerador da CIP, que hoje é o consumo de energia elétrica por pessoa natural ou jurídica, mediante ligação regular de energia elétrica no território do município, passa a ser a prestação dos serviços de iluminação pública, em caráter universal, pelo município, de forma direta ou indireta. A nova redação também determina que estão isentas as unidades consumidoras registradas nos bancos de dados da distribuidora local como sendo da Classe Residencial cujo consumo não exceda 50 quilowatts-hora por mês (Kwh/mês).
Pelo novo texto, a alíquota de contribuição da CIP, que hoje é definida por um percentual, passa a considerar uma tabela com valores determinados e os valores da contribuição, fixados para as diversas faixas de consumo, serão atualizados anualmente, após 12 meses, com base na variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M). Também fica atribuída responsabilidade tributária à empresa concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica para arrecadação junto aos consumidores, que será lançada para pagamento na fatura mensal de consumo de energia elétrica e cujo valor arrecadado será repassado para a prefeitura.
O projeto foi defendido, em plenário, pelo líder do governo, vereador Graziane Lara, do PTB, e pelo líder da bancada petebista, vereador Santo Geraldo Camacho (Saliba). “O projeto vem ao encontro dos anseios da comunidade”, definiu Saliba. Antenor Teixeira, do Progressistas, e Lélio Lopes (Lelinho), do PT, apresentaram críticas. “Não podemos aprovar o que vai prejudicar a população de Bagé”, justificou o petista, ao reforçar posição contrária.

Patrimônio Histórico
Incluída na pauta das extraordinárias, a alteração na composição do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município (Compreb) ficou em vista, em primeira discussão, e deve passar por alteração antes de retornar ao plenário. As mudanças devem ser construídas junto à representação do Compreb, no sentido de manter a paridade do colegiado.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br