MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Casa de Cultura Pedro Wayne sedia homenagem aos 85 anos de Vilson Souza

Publicada em 24/04/2019

por Victoria Ferreira
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

Com o objetivo de homenagear o aniversário de Vilson Souza e buscar a valorização para a cultura gaúcha, a Casa de Cultura Pedro Wayne será, a partir do dia 29 de maio, o palco para a Mostra Vilson Charlat de Souza - "85 anos de amor ao cavalo crioulo". O domador é conhecido como o "Ginete do Século", por brilhar na história das competições do Cavalo Crioulo, sendo cinco vezes campeão do Freio de Ouro, além de obtido quatro Freios de Prata e dois Freios de Bronze.
O evento cultural foi criado a partir de um projeto apresentado à Secretaria Municipal de Cultura, por Joelma Lemos Silveira, atual coordenadora de Turismo, com o apoio de Pablo Alves, neto do homenageado, com o objetivo de contar a história de vida de Vilson Souza e da origem do Freio de Ouro, valorizando o patrimônio imaterial da cultura gaúcha.
Serão 15 dias de exposição na Casa de Cultura, iniciando na quarta-feira, 29 de maio, com um evento de abertura para convidados a partir das 19h, com coquetel e atrações musicais como Joca Martins e a Fábrica de Gaiteiros. A partir do dia 30 de maio, quinta-feira, a mostra fica aberta ao público que quiser prestigiar, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Pablo Alves, que também é o coordenador da mostra, explica que serão tratados três momentos da vida de Vilson Souza, divididos espaços onde cada um deles vai contar as diferentes fases de sua vitoriosa carreira, e incluir a participação de figuras que passaram pela vida de Vilson como Eliana Süssenbach Vaz, sua ex-aluna e primeira mulher a disputar Freio de Ouro; Oswaldo Dorneles Pons, responsável pelo primeiro campeão do Freio de Ouro e amigo de longa data do homenageado, e também Sergio Coirolo, escultor de várias obras conhecidas, incluindo a do Analista de Bagé.
O coordenador comentou ainda sobre o contentamento de poder homenagear seu avô. "Ele (Vilson) ficou muito emocionado e feliz por estarem realizando retrospectiva de tudo que ele já fez e para mim é incrível ver ele, aos 85 anos, recebendo homenagens pela trajetória dele com o cavalo crioulo, que ele ajudou a expandir a raça", ressaltou. Alves ainda agradeceu o apoio recebido. "Só tenho a agradecer a Joelma, pela ideia sensacional, e a Cema (Isquierdo) por nos ajudar a levar esse projeto para frente", saudou.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br