MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festival de Cinema da Fronteira promove integração latinoamericana

Publicada em 24/04/2019
Festival de Cinema da Fronteira promove integração latinoamericana | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
México, Brasil e Argentina estão representados no júri de longas-metragens

O Festival Internacional de Cinema da Fronteira começou ontem, na fronteira Santana do Livramento/Rivera, lugar marcado pela integração entre brasileiros e uruguaios. Desde a sua origem, a latinidade e a lusofonia estão representadas nas centenas de filmes apresentados ao longo da última década, trazendo para Bagé a produção cinematográfica de outros países que falam o português, bem como o que está sendo produzido pelos falantes do espanhol ao redor do mundo. Em nome da diversidade de olhares, o júri da Mostra Competitiva de Longas-Metragens é composto por pessoas vindas de três países. Além do Brasil, Argentina e México estão representados. O evento se estende até sábado e é uma realização da Associação Pró-Santa Thereza e Centro Histórico Vila de Santa Thereza, com financiamento do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A produção é da Anti Filmes, com apoio das prefeituras de Bagé, Santana do Livramento e Rivera e apoio institucional da Urcamp, Unipampa e Udelar. O jornalista Roger Lerina assina a curadoria de longas-metragens. O evento tem direção artística de Zeca Brito e produção de Frederico Ruas e Maristela Ribeiro. Mais informações no site fb.com/festivaldafronteira.

 

Mônica Kanitz

Jornalista formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mônica Kanitz sempre trabalhou na área cultural, atuando, principalmente, em coberturas relacionadas ao cinema e à música. Atualmente, é editora de Cultura do Metro Jornal, de Porto Alegre, além de ser a programadora da Cinemateca Paulo Amorim, um dos principais cinemas de arte da capital gaúcha, sediado na Casa de Cultura Mário Quintana. Mônica também é ligada à Secretaria da Cultura do Estado e foi presidente da Associação de Críticos de Cinema do RS (Accirs) por duas gestões, entre 2011 e 2015. Ela também integra a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

 

Paula Markovitch

Nascida em Buenos Aires, Paula Markovitch reside, desde os 22 anos, na Cidade do México, e foi por lá que desenvolveu sua carreira. Seu trabalho mais reconhecido é o filme “El Premio”, vencedor do Urso de Prata em Berlim e premiado em diversos outros festivais, sendo o filme que mais conquistou prêmios em 2011. Em 2017, lançou “Cuadros en La Escuridad”, filme em que resgata a memória e o legado artístico do pai. Ambas as produções foram exibidas no Festival da Fronteira em 2018. Além do cinema, Paula Markovitch dedica-se à Literatura, tendo lançado o livro de contos “El Monstro” em 2014, onde aborda a ocorrência do absurdo no cotidiano. Desenvolve trabalho acadêmico pesquisando os vínculos entre a literatura e o cinema.

 

Guillermo Vejar

Nascido na região de Sinaloa, no México, Guillermo Vejar começou a carreira no ramo publicitário, atendendo grandes marcas internacionais. Após um trabalho para uma agência croata, Vejar acabou viajando para o leste europeu, onde passou três anos e meio estudando na Academy of Performing Arts of Sarajevo. Ainda como estudante, foi selecionado para o festival de Cannes, com o filme “La Puerta Verde”. Em 2011, seu primeiro documentário, “Escarabajo”, foi selecionado em 27 festivais internacionais de cinema. Em 2014, criou a Gatuno Films, onde desenvolve projetos, principalmente em linguagem documental e, atualmente, trabalha em seu primeiro longa de ficção.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br