MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Plataforma Sou I da Urcamp é lançada em Santana do Livramento

Publicada em 24/04/2019
Plataforma Sou I da Urcamp é lançada em Santana do Livramento | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"O nosso aluno já vai trabalhar projetos reais das empresa", explicou Lia Quintana aos empresários locais

O projeto, considerado inédito no Rio Grande do Sul, foi apresentado, esta semana, aos empresários da fronteira pela reitora da Urcamp e presidente da Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana, e pelo vice-reitor, Fábio Josende Paz. A iniciativa, que já havia sido lançada, inicialmente, em Bagé, foi exposta durante encontro no Hotel Verde Plaza, onde reuniu, ainda, professores e representantes do campus de Santana do Livramento.

A abertura foi realizada por Lia Quintana, que iniciou sua fala de forma direta, dizendo aos empresários que a Urcamp estava fazendo o que o mercado vinha apontando, há algum tempo. "Nós estamos inovando, porque percebemos que o nosso aluno concluía a graduação e saia sem experiência. E isso dificultava a empregabilidade. Com esse formato que estamos implementando, o nosso aluno já vai trabalhar projetos reais das empresas, desde o começo do curso escolhido", explicou.

A reitora refere-se à Graduação I, o modelo acadêmico que começou a ser implantado na instituição desde o início do ano letivo de 2019, em praticamente todos os cursos, e que já conta com resultados positivos. Atualmente, este formato só é aplicado no Brasil por uma instituição de Ensino Superior do Paraná. Assim, a Urcamp passa a ser a primeira do Rio Grande do Sul a desenvolver o modelo, que baseia-se no ensino por competências, ou seja, o estudante passa a atuar como protagonista do processo e o professor, com o auxílio de mentores de salas de aulas, um facilitador, orientando e auxiliando na composição de projetos.

Já a Plataforma de Projetos Integradores Sou I é uma ferramenta utilizada para viabilizar e complementar a Graduação I e foi devidamente explicada aos empresários pelo professor Fábio Paz. É através deste ambiente virtual (soui.urcamp.edu.br) que a Urcamp ganha a adesão das empresas, pois depositam ali os seus problemas reais e os alunos, em diferentes cursos, vão trabalhar na busca de soluções. Ao final do projeto, os acadêmicos entregam os resultados obtidos. "Isso garante que o aluno, depois de formado, tenha uma experiência e saia muito mais preparado para o mercado. Porque, além da prática, ele terá um portfólio de projetos em que trabalhou durante a sua formação", complementou o vice-reitor.
Paz ainda detalhou como funciona as mentorias da Graduação I. "Qualquer profissional, mesmo não formado, pode trabalhar gratuitamente como mentor, passando aos nossos alunos um pouco da experiência que adquiriu dentro do mercado de trabalho, nas mais diversas áreas, e isso contribui muito nesse processo", salienta.

A apresentação contou, ainda, com a presença do gerente de Campus e Inovação, Leandro Pires, um dos colaboradores da Plataforma Sou I, que auxiliou os empresários no cadastro das empresas ao sistema. No encontro, o empresariado local esteve representado através das duas maiores entidades de classe da cidade: a Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil) e a Câmera de Dirigentes Logistas (CDL).
O diretor-presidente do Jornal A Plateia e da Rádio RCC, em Santana do Livramento, empresário Antônio Badra, falou com entusiasmo sobre a nova plataforma. "Os nossos empreendedores ficaram muito satisfeitos com a apresentação e o projeto é uma mão de obra gratuita para as empresas. Temos uma grande oportunidade de aprendizado para o aluno e a Urcamp está de parabéns pela iniciativa inovadora. Então, sabemos que isso terá uma grande adesão por parte da nossa classe", salientou.

O presidente da Acil e CDL, Roberto Fervenza, convidou a equipe da Urcamp a realizar a mesma apresentação dentro da sede da entidade, no mês de maio, para um grupo ainda maior de empresários. Antes de chegar a Santana do Livramento, a apresentação da Plataforma de Projetos Integradores Sou I também foi realizada no campus sede, em Bagé, além de São Gabriel e Alegrete.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br