MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Sem casos na região desde 2007, sarampo tem aumento de 300% no mundo

Publicada em 25/04/2019
Sem casos na região desde 2007, sarampo tem aumento de 300% no mundo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Vacinação também imuniza contra caxumba e rubéola

Mesmo sem registro de casos confirmados em Bagé e região desde 2007, o sarampo tem gerado cuidados, em especial em nível global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, semana passada, que o número de casos no mundo aumentou em cerca de 300% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2018.

Dados preliminares divulgados pela OMS indicam que foram registrados mais de 112 mil casos de sarampo em 170 países nos três primeiros meses de 2019. A entidade informou que os recentes surtos da doença causaram muitas mortes, principalmente de crianças.

Segundo a responsável pela vigilância epidemiológica da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cândida Britto, apesar de não terem sido confirmados casos locais de infectados, ainda existem suspeitas da doença na região. Dessa forma, a orientação é para que os pais continuem levando seus filhos para serem vacinados nas unidades de saúde. "Mesmo que a divulgação, agora, esteja focada na Campanha contra a Influenza, todos os postos de saúde do município têm a vacina contra o sarampo", destaca.

O sarampo, que não era registrado no Brasil desde 2015, retornou em 2018, causando mortes no Norte do País. No ano passado, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – 95% do público-alvo – foi atingida na Rainha da Fronteira ainda em setembro.

Neste ano, os casos da doença na África aumentaram em aproximadamente 700%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Na Europa, o crescimento foi de 300%, apesar do uso de vacinas na região ser mais difundido. Conforme a OMS, o sarampo é quase totalmente evitável por meio de duas doses da vacina. No entanto, a organização afirmou que somente 67% da população mundial tomou a segunda dose.

A OMS aconselha que as pessoas tomem as duas doses da vacina e também pede que os países garantam a todas as crianças a vacinação, uma vez que o sarampo pode afetá-las mais duramente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br