MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Estância Guatambu é destaque na PAC Hereford

Publicada em 26/04/2019
Estância Guatambu é destaque na PAC Hereford | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prova reuniu 31 reprodutores de 13 criatórios gaúchos

por Murilo Alves
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

A 15ª edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC) Hereford consagrou a Estância Guatambu, de Valter José Pötter, da cidade Dom Pedrito, com o Touro tatuagem S1027. O animal apresentou no final da avaliação um ganho médio diário (GMD) de 1,077 Kg. Já na 24ª edição da raça Braford o destaque foi para o Touro tatuagem T069, da propriedade de P.A.P Namür Paixão Suñe, Estância Retiro do Ouro, de São Gabriel, fechando a prova com um GMD de 0,928 kg.

Realizada em Bagé, pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a PAC reuniu 31 reprodutores, divididos entre as raças Hereford e Braford. Ao longo de sete pesagens oficiais, a genética de 13 criatórios gaúchos foi colocada à prova. Reunidos em um ambiente que proporcionou as mesmas condições de manejo e alimentação, o objetivo da PAC era extrair as melhores características de cada raça a campo.

Para o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), responsável pela organização da prova, Aldo José Tavares dos Santos, esta edição foi bastante positiva. "Foi uma prova bem melhor e com bons ganhos. Os touros na avaliação fenotípica foram muito bem avaliados pelos técnicos, se encontram com um bom desempenho corporal e mostrando um potencial individual bastante importante", mencionou. Dos Santos também destacou as características dos animais que participaram desta edição. "São animais adaptados, produtivos e pertencem a linhagens que vêm comprovando a sua performance, além de expressarem o que viemos buscando nas raças: produtividade e rapidez na terminação", citou.

O CDT informa que a estrutura para a edição 2019/2020 já está preparada e, além disso, a data de entrada dos animais deve ser adiantada em mais um mês, visando aproveitar ao máximo a condição dos animais e também a das pastagens forrageiras. Para isso, a entrada dos animais para o período de adaptação deve acontecer ainda no mês de maio, com as pesagens oficiais iniciando nos primeiros dias de junho.

Vale destacar a orientação do presidente do CDT aos programas de avaliação genética parceiros da ABHB para que entreguem os relatórios de desmame até o dia 15 de maio, de modo que os produtores possam escrever os terneiros já com esses dados em mãos.

A entrega oficial dos resultados deve acontecer no dia 22 de maio, quarta-feira, durante a programação da Nacional HB 2019, que acontece entre os dias 19 e 24, no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana. Participaram, desta edição, touros de 16 propriedades, localizadas em nove municípios gaúchos: Estância Guatambu, Estância Nossa Senhora Auxiliadora, Wolf Agropecuária, Fazenda São Jorge, Estância São Francisco Xavier, Fazenda Santa Tereza, Estância do Bolso, Retiro do Ouro, Fazenda Santa Prenda, Agropecuária Sereno, Estância Rincão da Figura, Fazenda São Bento do Verde e a Estância Dona Genoveva.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br