MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Primeira indústria de azeite de Bagé será inaugurada hoje

Publicada em 26/04/2019
Primeira indústria de azeite de Bagé será inaugurada hoje | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Uma cerimônia especial, com a presença de autoridades, marcará a inauguração da Azeites do Pampa, primeira agroindústria destinada à fabricação do produto de Bagé. A abertura oficial das atividades está agendada para as 18h45min, na própria unidade, no KM 643 da BR-153. A solenidade deve contar, ainda, com representações do Ministério da Agricultura e do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).

A indústria, vale frisar, está em pleno funcionamento. As azeitonas começaram a ser colhidas em março, dando início à produção. O empreendimento é resultado de um investimento de nove produtores locais, estimulados pelo projeto Olivais do Pampa, desenvolvido entre 2012 e 2015, que apontou o potencial desse mercado na região, em especial para o cultivo de azeitonas de alta qualidade.
A Azeites do Pampa terá a capacidade de produzir 500 toneladas por safra, ou seja, 50 mil litros de azeite. Conforme Émerson Menezes, um dos sócios da empresa, a qualidade do azeite produzido será excelente, desenvolvido a partir do uso de cinco qualidades de cultivares. Aliás, como ele revelou ao Jornal MINUANO, recentemente, "a produção deve chegar no mercado em maio". Ou seja, logo após a inauguração desta sexta-feira.
A fábrica bajeense começou a ser projetada em 2015. Os produtores buscaram recursos públicos para a implantação. No início de 2016, foi pensada a forma de associação e, em junho do mesmo ano, o grupo reuniu o valor necessário para o investimento (algo em torno de R$ 2 milhões). A área, que foi adquirida do Clube Cantegril de Bagé, fica situada próxima ao Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer, às margens da BR-153.
A estrutura, de 300 metros quadrados, recebeu os equipamentos em janeiro deste ano: são tanques de estocagem, garrafas, máquina de extração, moega, lavagem e limpeza. A planta é toda automatizada e, além da indústria, o local terá uma loja para a comercialização de azeite.
Conforme Menezes, a olivicultura está consolidada na região e, mesmo com o baixo consumo, no Brasil são produzidos 70 milhões de litros e um consumo de 400 mililitros per capita por ano. "Apenas 0,2% da população consome azeite de oliva e, mesmo assim, os produtores não têm dificuldade de vender o produto", comentou anteriormente.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br