MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Após inauguração de agroindústria, Bagé pode receber concurso latino-americano de olivicultura

Publicada em 29/04/2019
Após inauguração de agroindústria, Bagé pode receber concurso latino-americano de olivicultura | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Convidados conheceram as instalações e o processo de extração do azeite


A noite de sexta-feira foi de celebração para o Paralelo 31. Dezenas de produtores de oliveiras, amigos, familiares e apreciadores de azeite de oliva, estiveram reunidos para celebrar a inauguração oficial da Azeites do Pampa Agroindústria LTDA. A cerimônia ocorreu na própria empresa, que foi apresentada para os visitantes, assim como o processo de extração do azeite.
Neste contexto, é importante destacar que a produção de azeites iniciou fomentada pelo projeto Olivais do Pampa, em 2012. De lá para cá, vários produtores se uniram ao projeto e a movimentação grande em torno do cultivo da oliveira possibilitou a criação de uma associação. Um passo à frente, a associação reuniu nove produtores associados para iniciar um negócio pioneiro na região: uma agroindústria para extração do azeite e posterior comercialização.
Durante a inauguração, toda esta trajetória, desde a implantação do projeto até a concretização de uma nova matriz produtiva na região, foi relembrada pela administradora e sócia da Azeites do Pampa, Sônia Pisetta de Lima. "Somos nove associados que acreditamos na ideia. Unimos nosso conhecimento, experiência profissional e de vida e a ideia ganhou corpo", destaca.
Como a olivicultura é um investimento em médio prazo, a primeira colheita dos associados foi realizada em março deste ano, após mais de sete anos de espera. Além disso, o grupo conseguiu captar um novo grupo de novos clientes de municípios da região, como Caçapava do Sul, Aceguá, Dom Pedrito e Candiota. Toda essa movimentação, após os entraves burocráticos, garantiu o início da comercialização do azeite a partir da segunda quinzena do próximo mês.
Essa diversificação da cadeia produtiva da região, atualmente ancorada, principalmente, na pecuária, também é motivo de celebração para o prefeito do município, Divaldo Lara. Para ele, o empreendimento pode ser tratado como um marco para a história de Bagé, uma demonstração de força dos empreendedores locais em garantirem diversificação na industrialização da cidade e, consequentemente, alavancar o desenvolvimento regional.
"Hoje, enxergamos que Bagé e o Pampa tem um potencial extraordinário de diversificação econômica e incremento do arranjo produtivo. Estas novas atividades agregam valor e diversificam nossa economia, ampliando nossos horizontes. Ganha a cidade e ganha a região", destacou.
Dentro do processo, desde a implantação do projeto Olivais do Pampa, o precursor de toda a movimentação que culminou com a inauguração da última sexta, o Ministério da Agricultura teve papel fundamental. O engenheiro agrônomo que representou o órgão na ocasião, Ricardo Furtado, destacou que o Governo Federal, através da pasta que fomenta atividades do setor primário, contribuiu com milhões para o desenvolvimento da cadeira de olivicultura no país.
Agora, com a olivicultura já efetivada na região, é o momento de abrir a produção local para o comércio exterior. Uma oportunidade para isto é um evento, conforme adiantado por ele, que deve ser realizado ainda este ano, reunindo produtores de vários países. "Estamos tentando trazer um evento internacional, um concurso latino americano, o Sudoliva, para Bagé", antecipou.
O presidente da Associação Azeites do Pampa Agroindústria Ltda, Pedro Dirceu dos Santos, chama a atenção para o potencial de desenvolvimento da região a partir da instalação de indústrias, exemplificando algumas cidades menores que subiram no ranking estadual a partir da diversificação da matriz econômica com viti e vinicultura, e se tornaram grandes potências.
Contudo, mesmo dentro de um momento de regozijo para o segmento, Santos se mostra alarmado com algumas situações que podem afetar drasticamente a produção local e cobrou providências do poder público quanto a isto. "Estamos enfrentando um problema com a deriva, principalmente, do agrotóxico 2,4- D. Isso acarretou prejuízos enormes para os viticultores e olivicultores nos últimos quatro anos", explica.
O herbicida, que faz parte do composto "agente laranja", tem sido apontado como vilão na morte de enxames de abelhas em todo o Estado, além de ter sido imputado a ele danos extensos em parreirais e oliviculturas no Rio Grande do Sul, onde é utilizado em larga escala em lavouras. "Cabe ao poder público criar meios para que não sejamos prejudicados em nossos objetivos. Queremos respeito com as nossas culturas", ressaltou o presidente da Associação.
Com investimento superior a R$ 2 milhões, a agroindústria pertence aos sócios Emerson Menezes, André Previtali, Pedro Dirceu dos Santos, Carlos Eduardo dos Santos, Gleno Cerioli, Sônia Lima, Frederico Frasão, Humberto Acosta e Reginaldo Gasso. Com construção iniciada em maio de 2017, o prédio abriga o maquinário em cerca de 300 metros quadrados próximo ao Aeroporto Comandante Kraemer, à beira da BR-153. No local, além da extração, também será realizada, a partir da segunda quinzena de maio, a comercialização do azeite Terra Pampa em três tipos: Premium, Koroneike (intenso) e Arbekina.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br