ANO: 25 | Nº: 6458
01/05/2019 Luiz Coronel (Opinião)

Democracia Digital

A democracia direta, experiência política dos cidadãos atenienses, reunidos na Ágora. A democracia representativa, árdua conquista da humanidade. Agora, a democracia digital, o poder sendo exercido por meio das digitações e das visualizações postadas no Twitter, sendo uma risória criação americana e brasileira.

O Capitalismo -Tens robustas razões para criticar a carência natural de espírito solidário do capitalismo, mas acautela teu protesto e perceba que as vacinas que tomas, o avião no qual embarcas, o jeans que vestes e teu celular foram criações e produções que ocorreram em economias capitalistas.

Acrobata - Numa longa fila, a senhora me identifica e pede que eu lhe recite um poema. Para sair da saia justa, delicadamente lhe respondo: “Imaginou a senhora se eu fosse um acrobata, trapezista, o que a senhora me pediria?”...

Mané Fogueteiro - Quando a fome e seu cortejo de maldades que a pobreza enseja batia na casa de Mané Fogueteiro, ele saia às ruas pedindo dinheiro para comprar foguetes e fogos de artifício. Às vezes, as nações e as cidades se comportam da mesma maneira...

Maria-Fumaça - Durava um dia a viagem de Bagé a Piratini. Era no tempo das encomendas. Eu, menino, me tornara fiel depositário de uma caixa de pastéis, enviada por mãe zelosa ao seu filho, soldado na artilharia. A fome e a Maria-Fumaça apitavam curvas da estrada de ferro. Adeus pastéis de carne e goiabada...

Narrativas - As narrativas que movem nosso modo de pensar e sentir o mundo envelheceram. Enquanto ideias estão com as varetas do guarda-chuva quebradas, camisa de colarinho puído, iogurte com data vencida. Hoje é ontem na velocidade do tempo. Ante os drones, somos tartarugas arrastando-se nas areias que lentamente deslizam na ampulheta do tempo.

Sócrates - Sócrates é exemplar. Condenado por afronta aos credos religiosos de Atenas, repudia a fuga, opta pela cicuta, o que equivale dizer, o suicídio. “Ao cidadão de Atenas cumpre obedecer às leis, tanto quanto estiverem a nosso favor, como quando estiverem em sentido adverso”. A grandeza de sua atitude repercute há 2.420 anos passados.

Epitáfios - Paul Whitman jogou pesado em seu epitáfio: “Se quiseres ver-me novamente, procura-me sob teus sapatos”. Ernest Hemingway expressou delicadeza: “Perdoem-me as damas não poder me levantar”. Um esquecido poeta imprimiu na lápide: “Daqui do fundo se vê o mar”.

Indagações - Três indagações assolam a alma dos brasileiros: Onde colocar nossos pés? Deitar nossa cabeça? A quem podemos conceder nossa esperança?

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...