ANO: 25 | Nº: 6308
01/05/2019 Fogo cruzado

Lara exige providências sobre denúncias de contaminação da água em Dom Pedrito

Foto: Divulgação

Presidente da Assembleia adiantou intenção de convocar audiência pública
Presidente da Assembleia adiantou intenção de convocar audiência pública
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, do PTB, apresentou queixa-crime no Ministério Público, a partir do relatório do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, que aponta alto índice de contaminação da água em Dom Pedrito. O petebista também apresentou a demanda à Defensoria Pública e à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Na Defensoria Pública, ele pediu atuação junto às supostas vítimas, como pessoas portadoras de câncer, já que a média de portadores da doença é elevada em Dom Pedrito. E na Corsan, ele cobrou explicações sobre o caso. A empresa sustenta que a água tratada não apresenta nenhuma contaminação, apenas na água bruta. “Vamos realizar audiência pública e tratar do tema de forma muito cuidadosa. Isto está causando muita angústia na comunidade”, afirma o petebista.
Relatório do Sisagua revela a ocorrência de agrotóxicos na água em Aceguá, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana do Livramento, em coletas realizadas entre 2014 e 2017. A expectativa é de que a situação destas cidades seja tratada pela audiência que será articulada no parlamento gaúcho.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...