MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Vistorias em barragens da região devem ocorrer de 13 a 19 de maio

Publicada em 01/05/2019
Vistorias em barragens da região devem ocorrer de 13 a 19 de maio | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reservatórios de Bagé e Dom Pedrito ficam em áreas privadas

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), através do Grupo de Trabalho de Segurança de Barragens, deve iniciar as vistorias nas barragens da região a partir do dia 13 de maio. O foco de atuação será voltado à situação das estruturas. Ao todo, 10 reservatórios de Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Barra do Quaraí e Uruguaiana estão na lista de prioridades e devem ser fiscalizados em uma campanha de 7 dias.

De acordo como coordenador do grupo de trabalho, Nelson Neto de Freitas, em Bagé, que integra a Bacia do Rio Negro, um reservatório será vistoriado e, em Dom Pedrito, que integra a Bacia do Rio Santa Maria, serão dois. “Todas as barragens são na zona rural e em propriedades privadas”, comenta.

Conforme Freitas, as visitas técnicas foram definidas por níveis de prioridade e pela proximidade de localização das barragens, visando facilitar a logística de deslocamentos. Foram definidos três níveis de prioridade, sendo 33 barragens no nível 1, 61 barragens de nível 2 e 323 de nível 3, definidos em função das alturas e volumes armazenados.

Segundo o técnico, o nível 1 conta com reservatórios com altura acima de 15 metros e volume acima de sete milhões de metros cúbicos, no nível 2 os reservatórios são de 10 a 15 metros de altura e entre cinco e sete milhões de metros cúbicos e o terceiro grupo engloba barragens de cinco e 10 metros e entre três e cinco milhões de metros cúbicos.

Ao concluir cada uma das vistorias, os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema preenchem a ficha de inspeção digital, com as informações levantadas no campo, e elaboram o relatório da vistoria. Um ofício será enviado, posteriormente, ao empreendedor responsável pela barragem, dando ciência de possíveis anomalias encontradas e exigindo prioridades de ação por parte do responsável. Por último, será realizada a atualização da base cadastral das barragens no sistema da secretaria.

Freitas ressalta que não há motivos para alarme, pois é uma atividade de rotina que visa aperfeiçoar a implementação da Política Nacional de Segurança nas Barragens no Estado. O objetivo da ação é reduzir os riscos e prevenir danos.

Na primeira etapa do trabalho, os técnicos nomearam cada barragem de acordo com a bacia hidrográfica em que estão localizadas e o nível de prioridade de vistoria. Em abril, já foram realizadas 13 vistorias no Estado.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br