ANO: 25 | Nº: 6335

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
03/05/2019 Caderno Ellas

Cinco dicas para ter uma rotina mais produtiva

Foto: Reprodução/Freepik

por Marcelo Rodríguez
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Você também já passou um dia inteiro, no trabalho ou em casa, e no final parecia que não tinha feito quase nada? Pois é, a sensação de que o seu dia não foi proveitoso e produtivo é frustrante. Reflita por um segundo. Em uma escala de um a 10, como você avaliaria a sua própria produtividade? Sempre há espaço para melhorar. Basicamente, o segredo é orientar a sua rotina para os resultados e, o resto, se baseia em pensamentos, atitudes e estratégias. Hoje, vamos ver cinco dicas que vão ajudar a melhorar o seu dia em todos âmbitos.


Planejamento


Gaste alguns minutos, antes de dormir, para planejar o dia seguinte. Liste todas as coisas que você quer e precisa fazer. Coloque as tarefas em ordem de prioridade e posicione as mais difíceis de serem realizadas no topo da lista. Isso irá ajudar para que, à medida que o dia vai passando, a sua agenda fique mais leve. Se planejando, você vai poder dormir mais tranquilo. Além disso, ao acordar, você terá a sensação de estar tudo sob controle, o que melhora o foco.


Uma coisa de cada vez


Se você possui tarefas que exijam um alto nível de concentração, mantenha o foco em realizá-las uma de cada vez. Não tente ser multitarefas nesses casos. Se você fizer uma coisa de cada vez, o foco em cada tarefa poderá ser maior, aumentando a qualidade dos resultados e reduzindo o tempo necessário para realizá-las.  Avalie constantemente, também, as coisas que você faz, refletindo sobre a real importância naquele momento.


Não adie tarefas


Deixar para depois o que você precisa ou pode fazer é o grande vilão da produtividade e acaba causando um acúmulo de tarefas que se torna estressante. Usar ferramentas como o assistente pessoal Google Now e o organizador de tarefas Google Keep, pode ser positivo. Por um lado, você será avisado na hora certa de tudo o que precisa fazer e, por outro, irá enxergar o seu dia inteiro de uma vez só, o que ajuda a evitar a procrastinação.


Aprenda a dizer não


Eu sei que muitas vezes é extremamente difícil dizer não, mas às vezes é preciso. Dizer sim para tudo, principalmente para aquilo que você não quer fazer e que não está relacionado com os seus objetivos, impedirá o progresso do que realmente importa. Tanto essas quanto outras tarefas podem ser delegadas, mesmo dentro de casa. Avalie o que você está fazendo para descobrir se é possível transferir alguma coisa para outra pessoa com mais tempo.


Meta e recompensa


Definir um uma meta acaba sendo algo para se apegar e pode ser a motivação que você precisa para melhorar a sua produtividade. As metas devem ser divididas em etapas de curto, médio e longo prazo, para ajudar a manter o foco, e ser alcançáveis, para não gerar frustrações. Estabeleça, ainda, recompensas a si mesmo para metas alcançadas diária, mensal e/ou anualmente. Isso será um incentivo a mais, que se soma à satisfação de superar um desafio.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...