ANO: 25 | Nº: 6231
06/05/2019 Caderno Minuano Saúde

Centro Clínico do Hospital Universitário da Urcamp

Foto: Tiago Rolim de Moura

Inaugurado em 1º de março, o novo Centro Clínico do Hospital Universitário (HU) da Urcamp fez com os atendimentos duplicassem e o número de procedimentos quadruplicassem no mês de abril. Atualmente, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Há mais de 40 anos, o popular HU é uma das instituições mantidas pela Fundação Attila Taborda. A sua referência regional é incontestável, tendo em vista o serviço de saúde que presta para o município de Bagé e arredores, como Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Colônia Nova e Pinheiro Machado. Em seu constante crescimento, e dentre suas conquistas, em março, o HU inaugurou seu novo Centro Clínico, composto por uma equipe extremamente humana. E esta estrutura é o destaque desta edição do Caderno Saúde

A novidade não apenas certificou a qualidade do Hospital Universitário da Urcamp, como também vem ao encontro do pensamento de seus Gestores. Para o Diretor Clínico, doutor  Rafael Ribeiro, essa era uma lacuna existente na Instituição de Saúde, e com o apoio da reitora da Urcamp e presidente da FAT, professora Lia Maria Herzer Quintana, foi possível realizar mais esse sonho. "Além de todos os serviços que já prestávamos à comunidade, ter um espaço exclusivo, com profissionais capacitados, e de atendimento imediato, era algo que queríamos há bastante tempo. É motivo de orgulho sabermos que estamos cumprindo com o nosso papel de promover a saúde" refletiu.

Desde o dia de sua inauguração, que aconteceu em uma segunda-feira, em meio ao feriado de Carnaval, de março para abril os atendimentos duplicaram, e os números vêm crescendo. "Nós já realizamos mais de 100 atendimentos. Diariamente acompanho a rotina, e fico muito feliz em dizer que os procedimentos quase quadruplicaram de um mês para o outro. Acho que esse é o grande diferencial do Hospital Universitário da Urcamp. Nós batalhamos para que dê certo, e nos orgulhamos quando percebemos a diferença que estamos fazendo para Bagé e região", conta Igor Messias, coordenador de Convênios do HU.

O atendimento do Centro Clínico

O Centro Clínico é composto por médico Clínico Geral e equipe própria de enfermagem. Neste primeiro momento, o atendimento funciona entre segunda e sexta-feira, das 14 horas às 20 horas. O hospital ainda dispõe, nessa categoria, de exames como eletrocardiograma, raio X e todos os laboratoriais. "O paciente que chega ao HU, não espera em fila. Antes de realizar a sua ficha, ele é prontamente atendido pela enfermagem, que verifica os seus sinais vitais. Após, o médico realiza a consulta e faz o encaminhamento necessário; seja para exames oferecidos pelo próprio hospital, quanto para procedimentos de áreas específicas, ou para a internação", explica Messias.

Por ter em suas dependências o Hospital Escola, onde funciona o Núcleo de Práticas em Saúde dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia da Urcamp, o paciente, dependendo de seu caso, permanece dentro do hospital, podendo ser atendimento pelos profissionais e estagiários do Núcleo. "Tudo acontece de forma simultânea. O nosso Hospital Escola é referência; realiza mais de 1,5 mil atendimentos por mês à comunidade. E estamos entrelaçados para oferecer o melhor serviço, pois somos, antes de tudo, muito humanos em nossos pensamentos acerca da saúde. Por aqui, conseguimos enaltecer duas situações que são básicas para qualquer pessoa: saúde e educação", reflete o coordenador.

Um dos principais objetivos é ampliar o serviço, tanto em horários de atendimento, quanto nas especialidades. "Estamos trabalhando para que, num futuro breve, tenhamos, também, pediatra e ginecologista, por exemplo".

 

Entenda o procedimento

O paciente chega ao Hospital Universitário. Ele solicita o Centro Clínico para atendimento particular ou convênios e prontamente é direcionado à equipe de enfermagem que realiza os exames básicos de sinais vitais. Depois de passar por este primeiro processo, ele é atendimento pelo médico, que faz a sua avaliação. A partir desse processo, acontece o encaminhamento, seja ele para exames, internação ou especialista.

É importante ressaltar que o paciente não espera na fila, e o seu cadastro é feito após ser atendo pelo enfermeiro.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...