MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Centro Clínico do Hospital Universitário da Urcamp

Publicada em 06/05/2019
Centro Clínico do Hospital Universitário da Urcamp | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Inaugurado em 1º de março, o novo Centro Clínico do Hospital Universitário (HU) da Urcamp fez com os atendimentos duplicassem e o número de procedimentos quadruplicassem no mês de abril. Atualmente, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Há mais de 40 anos, o popular HU é uma das instituições mantidas pela Fundação Attila Taborda. A sua referência regional é incontestável, tendo em vista o serviço de saúde que presta para o município de Bagé e arredores, como Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Colônia Nova e Pinheiro Machado. Em seu constante crescimento, e dentre suas conquistas, em março, o HU inaugurou seu novo Centro Clínico, composto por uma equipe extremamente humana. E esta estrutura é o destaque desta edição do Caderno Saúde

A novidade não apenas certificou a qualidade do Hospital Universitário da Urcamp, como também vem ao encontro do pensamento de seus Gestores. Para o Diretor Clínico, doutor  Rafael Ribeiro, essa era uma lacuna existente na Instituição de Saúde, e com o apoio da reitora da Urcamp e presidente da FAT, professora Lia Maria Herzer Quintana, foi possível realizar mais esse sonho. "Além de todos os serviços que já prestávamos à comunidade, ter um espaço exclusivo, com profissionais capacitados, e de atendimento imediato, era algo que queríamos há bastante tempo. É motivo de orgulho sabermos que estamos cumprindo com o nosso papel de promover a saúde" refletiu.

Desde o dia de sua inauguração, que aconteceu em uma segunda-feira, em meio ao feriado de Carnaval, de março para abril os atendimentos duplicaram, e os números vêm crescendo. "Nós já realizamos mais de 100 atendimentos. Diariamente acompanho a rotina, e fico muito feliz em dizer que os procedimentos quase quadruplicaram de um mês para o outro. Acho que esse é o grande diferencial do Hospital Universitário da Urcamp. Nós batalhamos para que dê certo, e nos orgulhamos quando percebemos a diferença que estamos fazendo para Bagé e região", conta Igor Messias, coordenador de Convênios do HU.

O atendimento do Centro Clínico

O Centro Clínico é composto por médico Clínico Geral e equipe própria de enfermagem. Neste primeiro momento, o atendimento funciona entre segunda e sexta-feira, das 14 horas às 20 horas. O hospital ainda dispõe, nessa categoria, de exames como eletrocardiograma, raio X e todos os laboratoriais. "O paciente que chega ao HU, não espera em fila. Antes de realizar a sua ficha, ele é prontamente atendido pela enfermagem, que verifica os seus sinais vitais. Após, o médico realiza a consulta e faz o encaminhamento necessário; seja para exames oferecidos pelo próprio hospital, quanto para procedimentos de áreas específicas, ou para a internação", explica Messias.

Por ter em suas dependências o Hospital Escola, onde funciona o Núcleo de Práticas em Saúde dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Farmácia da Urcamp, o paciente, dependendo de seu caso, permanece dentro do hospital, podendo ser atendimento pelos profissionais e estagiários do Núcleo. "Tudo acontece de forma simultânea. O nosso Hospital Escola é referência; realiza mais de 1,5 mil atendimentos por mês à comunidade. E estamos entrelaçados para oferecer o melhor serviço, pois somos, antes de tudo, muito humanos em nossos pensamentos acerca da saúde. Por aqui, conseguimos enaltecer duas situações que são básicas para qualquer pessoa: saúde e educação", reflete o coordenador.

Um dos principais objetivos é ampliar o serviço, tanto em horários de atendimento, quanto nas especialidades. "Estamos trabalhando para que, num futuro breve, tenhamos, também, pediatra e ginecologista, por exemplo".

 

Entenda o procedimento

O paciente chega ao Hospital Universitário. Ele solicita o Centro Clínico para atendimento particular ou convênios e prontamente é direcionado à equipe de enfermagem que realiza os exames básicos de sinais vitais. Depois de passar por este primeiro processo, ele é atendimento pelo médico, que faz a sua avaliação. A partir desse processo, acontece o encaminhamento, seja ele para exames, internação ou especialista.

É importante ressaltar que o paciente não espera na fila, e o seu cadastro é feito após ser atendo pelo enfermeiro.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br