MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Relator avalia alteração na lei da faixa de fronteira que beneficia região

Publicada em 06/05/2019
Relator avalia alteração na lei da faixa de fronteira que beneficia região | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Medida beneficia cidades da região

A mudança em artigos da lei que dispõe sobre a faixa de fronteira, que pode beneficiar Aceguá, Bagé, Candiota e Hulha Negra, proposta pelo deputado federal Carlos Bezerra, do MDB do Mato Grosso, aguarda parecer do relator na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Aroldo Martins, do PRB do Paraná. A proposição que flexibiliza as regras tramita em primeira fase na Câmara dos Deputados, dependendo, ainda, da avaliação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Aroldo Martins pode apresentar parecer favorável ou contrário à matéria. A legislação em vigor desde 1979 impõe limitações específicas às cidades de fronteira, determinando, por exemplo, a vedação, salvo com o assentimento prévio do Conselho de Segurança Nacional, da alienação e concessão de terras públicas, abertura de vias de transporte e instalação de meios de comunicação destinados à exploração de serviços de radiodifusão de sons ou radiodifusão; construção de pontes, estradas internacionais e campos de pouso; estabelecimento ou exploração de indústrias que interessem à segurança nacional; bem como a instalação de empresas que se dedicarem à pesquisa, lavra, exploração e aproveitamento de recursos minerais (com exceção daqueles de imediata aplicação na construção civil).
Pelo texto assinado por Bezerra, a faixa de fronteira, fundamental para a defesa do território nacional, terá larguras distintas, contadas a partir da linha da fronteira terrestre. Nos limites dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná será de 10 quilômetros; enquanto nos limites dos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso será de 20 quilômetros. Pelo texto que será avaliado, nos limites do estado de Rondônia a faixa será de 50 quilômetros; enquanto nos limites dos estados de Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima será mantida extensão de 150 quilômetros, atualmente aplicada a toda fronteira do País.
Na justificativa apresentada à Câmara, o deputado argumenta que 'é preciso 'reconhecer que as condições de ocupação e desenvolvimento econômico do País não obedecem a padrões uniformes, indo de um Rio Grande do Sul densamente povoado, inclusive nas regiões fronteiriças, a uma região norte de população rarefeita e fronteiras desguarnecidas'. Bezerra observa, também, que 'o regramento legal vigente tem sido poderoso óbice para investimentos econômicos e, ainda, para uma melhor integração entre os países limítrofes com o Brasil e, em especial, entre aqueles que se irmanam no Mercosul'.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br