MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Tecnologia para estabilização de solo está sendo testada pela Seinfra

Publicada em 06/05/2019
Tecnologia para estabilização de solo está sendo testada pela Seinfra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Após a chuva, estrada continuou intacta

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) iniciou testes com um produto denominado Con-Aid. A tecnologia é uma nova forma de recuperar estradas de chão estabilizando o solo. A avaliação inicial foi realizada em 300 metros da avenida Itália e, agora, será utilizado em toda a extensão da via.

O Con-Aid, segundo repassado à reportagem, é um líquido fabricado especificamente para a estabilização permanente de solos. Ele muda a natureza das propriedades de absorção da água dos solos de hidrófila (afinidade por água) para hidrófoba (repelente a água). O produto aumenta o Índice de Suporte Califórnia - capacidade de suporte de um solo compactado - em até 600% dependendo do tipo de solo, diminuindo consideravelmente a expansão, esse aumento se dá naturalmente, ou seja, proporciona aumento da resistência natural do solo, pela aglutinação de partículas e retirada da água adsorvida e absorvida. A camada estabilizada não "cimenta" a massa de solo, o que poderia tornar a camada suscetível a trincas decorrentes de movimentações do subleito.

Conforme o secretário Ronaldo Hoesel, o produto é de origem sul-africana e é utilizado em vários países. Ele salienta que uma empresa realiza a aplicação do produto e dá a garantia de um ano. "Teremos um retorno a médio prazo. Somente de não precisar colocar o maquinário nas vias, já traz economia", afirma.

Hoesel salienta que o produto custa em torno de R$ 120 mil a R$ 150 mil ao quilômetro em que é aplicado e com garantia. Além disso, é uma base pronta para a colocação do asfalto. "Já estamos com 100 quilômetros empenhados e vamos pagando conforme a empresa for fazendo a aplicação", comenta.

O secretário destaca que, após ser finalizada a avenida Itália, a tecnologia deve ser inserida na rua Angelica Jardim, até o Passo das Pedras. Também irão receber o produto as ruas onde transitam os ônibus no bairro Ivone. "Nossa ideia é trabalhar em toda a cidade", relata.

A contratação do serviço está realizada, através da Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste – Pampa Gaúcho) e Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) - entidades das quais o município é integrante.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br