ANO: 25 | Nº: 6278
08/05/2019 Cidade

Casa do Empreendedor deve inaugurar até o final do mês

Foto: Tiago Rolim de Moura

Espaço está sendo todo reformulado
Espaço está sendo todo reformulado
Os colaboradores que irão atuar na Casa do Empreendedor, ligada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), já estão recebendo capacitação para atuação. O espaço será coordenado por Leísa de Llano, que atua como diretora de Cooperação Internacional e Projetos Especiais na pasta.

De acordo com o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, o prédio que irá abrigar a Casa do Empreendedor está sendo todo reformulado. Ele comenta que a intenção é inaugurar o espaço até o final deste mês. "O local será um marco divisório entre o Poder Público e os empreendedores", relata. O objetivo da estrutura é criar um local favorável e mais atrativo ao empreendedorismo em Bagé, reduzindo ao máximo os prazos para legalização dos empreendimentos e centralizando o registro e a emissão de alvarás em um único ponto.

Na Casa, estarão atendentes que representarão todas as secretarias envolvidas no processo de abertura e regularização de empreendimentos no município, entre elas a SDI; Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir); Secretaria de Meio Ambiente e Atenção ao Bioma Pampa (Semapa); Secretaria de Gestão Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) e Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, além de Bombeiros e Junta Comercial.

Haverá espaço, ainda, para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Sindicato dos Contabilistas, Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), Sindicato dos Lojistas de Bagé (Sindilojas), Associação dos Jovens Empreendedores (Aje), Conselho Bajeense da Mulher Empreendedora (Cobame), Ordem dos Advogados da Brasil (OAB) e universidades.

Segundo Bayard, o programa Casa do Empreendedor tem abrangência local e impactará todos os empreendedores formais e na ampliação da formalização de negócios no município. "A meta é acolher os empresários, dando celeridade aos processos. Também tem como objetivo facilitar o empreendedorismo. Essa é a palavra de ordem para o governo", disse.

A Lei que criou a função de coordenador da Casa do Empreendedor foi sancionada pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara, em abril. Ao coordenador cabe a promoção do espaço de forma harmônica junto às secretarias e entidades, facilitando, assim, o atendimento aos empresários, dando celeridade ao processo de emissão de alvará'. "Nosso objetivo é unir a iniciativa privada e Poder Público, trabalhando no mesmo sentido para que possamos acelerar o desenvolvimento e desburocratizar o processo de abertura de micro e pequenas empresas. Bagé, hoje, é uma cidade aberta para o desenvolvimento e a prova disso são os mais de 30 empreendimentos instalados na cidade”, ressalta o gestor em nota enviada à reportagem do MINUANO.

A Casa do Empreendedor funcionará na Bento Gonçalves, nº 336, junto ao antigo prédio do Sebrae.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...