ANO: 25 | Nº: 6309
09/05/2019 Cidade

Programação da Semana Nacional de Museus inicia amanhã em Bagé

Foto: Arquivo JM

Dom Diogo de Souza será um dos palcos das atividades
Dom Diogo de Souza será um dos palcos das atividades
Bagé está inserida na programação da 17ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 13 a 19 de maio, em todo o país, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBraM). A programação da Rainha da Fronteira inicia amanhã e se estende até 30 de maio.

Ao todo, no Brasil, serão 3.222 eventos, que vão desde mostras e oficinas, até visitas guiadas, debates e apresentações musicais. Esta 17ª edição traz o tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, e propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Agenda local

Em Bagé, as atividades serão desenvolvidas tanto no Museu Dom Diogo de Souza quanto no Museu da Gravura Brasileira, ambos mantidos pela Fundação Attila Taborda/Urcamp. Integrante da comissão gestora dos museus, Carmem Barros explica que foi escolhido como inspiração e título das atividades da semana "Manifesto pela vida – o futuro da tradição é preservar a vida", de Paulo Leminski.

A programação iniciará com uma exposição de manifestos culturais históricos existentes no acervo, como o estandarte abolicionista e do Movimento do Centro Gaúcho. A exposição permanece de 10 a 30 de maio.

Na tarde do dia 17 de maio, estudantes da rede pública participam de um "Piquenique na Relva", onde, orientados por um professor de Artes, farão desenhos do prédio histórico do Museu Dom Diogo de Souza. Os alunos também serão recebidos no interior da instituição, onde participam de visita guiada.

O ponto alto acontece no dia 18, com a participação de movimentos culturais da cidade na exposição de estandartes, no Museu Dom Diogo. "Convidamos grupos de manifestações culturais de Bagé para confeccionarem seus próprios estandartes, que farão parte da exposição do museu, a partir das 17h30min", destaca.

Neste mesmo dia, a programação conta com atividades no exterior do Museu Dom Diogo, com performances de grupos convidados de yoga, tai chi chuan e dança circular, a partir das 15h30min. Já às 18h, acontece o sarau do Grupo de Mulheres Artistas. À noite, ocorre o lançamento do Vagalumes no Museu. Com uma proposta diferenciada, o projeto convida à uma visitação noturna à luz de lanternas, em uma exposição dinâmica e interativa com atores. O projeto estará à disposição dos visitantes mediante agendamento prévio até o dia 30 de maio.

Também durante este período, o Museu da Gravura Brasileira realiza a exposição sobre Encontro Nacional de Artes Plásticas, que aconteceu em Bagé em 1976. As visitações no MGB podem ser feitas das 17h às 21h e, no Museu Dom Diogo de Souza, das 17h às 22h.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...