ANO: 25 | Nº: 6256
10/05/2019 Cidade

Copelmi busca licença ambiental para concorrer em leilão de energia de setembro

Foto: Tiago Rolim de Moura

Projeto de nova usina é trabalhado para erguer empreendimento em Candiota
Projeto de nova usina é trabalhado para erguer empreendimento em Candiota

Os antigos projetos da MPX Sul Energia, que previam a construção de duas termelétrica em Candiota, foram adquiridos pela Copelmi, proprietária da Seival Sul Mineradora. Um dos projetos, o Eneva-Sul, com a capacidade de geração de 727 megawatts, está sendo trabalhado para concorrer no leilão para compra de energia elétrica de novos empreendimentos, denominado de A-6, agendado para o dia 26 de setembro deste ano.

De acordo com diretor de novos negócios da Copelmi, Roberto Faria, o projeto foi denominado Nova Seival e a empresa está buscando a licença ambiental, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele comenta que a Usina Termelétrica (UTE ) Seival, que previa a geração de 600 megawatts, teve a licença prévia expirada.

Faria ressalta, ainda, que a empresa está começando a trabalhar no projeto e pretende implantar uma usina com alternativas sociais e tecnologias que não prejudiquem o meio ambiente.

A empresa

A Copelmi Mineração Ltda é uma empresa com mais de 100 anos de experiência na mineração de carvão no Brasil, detém 80% do mercado privado de carvão industrial no país e possui concessões com reservas de mais de quatro bilhões de toneladas. Sua origem se insere na longa trajetória das empresas pioneiras na exploração do recurso mineral no território gaúcho.

A nova mina de Candiota, da Seival Sul, também pertence a empresa e tem capacidade de produção de 2,8 milhões de toneladas por ano, contemplando a implantação da unidade de extração e beneficiamento. A Copelmi realizou um contrato de financiamento com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no valor de R$ 31,5 milhões, para implantação da unidade de extração e beneficiamento de carvão.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...