MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Este ano não vai ter Dia das Mães

Publicada em 10/05/2019

Dilce Helena Alves Aguzzi
Psicóloga


Por que honrar a figura da mãe através de uma data especial desmereceria ou ofenderia alguém? Até que ponto a onda do politicamente correto ocupará o lugar do bom senso?

Esse e outros tantos questionamentos dizem respeito ao dilema que muitas comunidades escolares vêm enfrentando, ou seja, dar continuidade a costumes, tais como “cultivar Dia das Mães e dos Pais nas escolas ou substituir por uma data genérica denominada dia da família”?

Creio que qualquer um dos modelos é válido se houver contexto e respeito à cultura desse espaço de convivência, dessa comunidade. O que realmente incomoda e agride é a obrigatoriedade. A determinação sem reflexão de parar tudo para viver uma festa às mães é tão nociva quanto fingir que mãe não existe, o que existe é família.

A figura arquetípica da mãe, genitora, aquela que cuida, a que protege e acolhe sempre existirá por mais variado que seja o modelo familiar.  O exagero fere e agride sempre, tanto exacerbar a importância da data quanto apelar para a sua negação. Superestimar o dia no calendário pode carregar tanto o tema de modo a expor a sofrimento desnecessário de quem já está sensível a esse aspecto de forma muito intensa e desconfortável.

Entretanto, a solução não pode ser tão simplista quanto apenas abolir a data a despeito de seu forte apelo emocional. Tal negação em nada transforma a origem do desconforto.

Nem tudo o que dói é um mal a se eliminar. Muitas situações dolorosas, não representam o bem ou o mal, apenas existem, fazem parte da vida e do processo de amadurecimento individual. A escola pode ser, aliada à família, o espaço onde a realidade da vida é apresentada com cuidado e contexto pertinentes e respeitosos com todas as formas de existir. Do contrário, haverá o momento em que não se poderá falar em saúde temendo ofender quem está doente.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br