MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Paleteada de Lavras do Sul define campeões

Publicada em 14/05/2019
Paleteada de Lavras do Sul define campeões | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Gustavo Delabary e Jonathan Teixeira venceram na Força A

Sintonia, funcionalidade e parceria na busca da corrida perfeita em três paradas: da fronteira com a Argentina, passando pelo Extremo Sul e terminando novamente na Campanha Gaúcha. Esse foi o caminho percorrido pelas semifinais de Paleteada em 2019, ciclo que se encerrou no município de Lavras do Sul, com a disputa da última classificatória da Força A e também a Final da Força B entre os dias 10 e 12 de maio.

Com 142 duplas inscritas - sendo 94 na Força A e 48 na Força B - a disputa totalizou mais de mil pedidos de "porta". Isso, em uma disputa que rendeu tempo superior a 20 horas de corridas de vaca na pista do Sindicato Rural.

Na Força A, a fase final realizada no domingo terminou com vitória de uma dupla da São Crispim. Líderes em todas as parciais divulgadas, Gustavo Delabary, montando Bandeira da São Crispim, e Jonathan Teixeira, montando Festa Grande do São Crispim, terminaram como os vencedores após somarem 59 pontos.

Confirmando a competitividade da disputa, na listagem de habilitados para a Expointer, a diferença de pontuação foi pequena e acirrada entre os 20 classificados, com direito até a desempate para definir o terceiro e quarto lugares. "Uma prova bem imprevisível, pelo fato do tempo - choveu na sexta-feira, fez frio - e o gado também, que a gente sabe não é um desafio fácil. Mas um nível muito alto de animais e de prova. Uma prova excelente como sempre, como já foi nas outras classificatórias. Quem se superou, entrou nos vinte", pontuou o jurado Renato Gonçalves.

Força B

Entre aqueles que buscavam o título da categoria Força B, quase dois pontos de diferença na soma do levantar de placas definiram a dupla campeã. Erguendo o troféu, Felipe Augusto Zanin, montando JL Hermosa, e Matheus Lorenzetti Poli, montando Gata Del Rey, aproveitaram melhor os bois soltos na boca do brete. Eles que haviam terminado a primeira fase na terceira colocação e deram o salto ao topo após os desafios de corrida com retomada e sagraram-se como os vencedores da temporada com 69,88 de nota final.

"Eu ressalto a questão dos iniciantes, do fomento da raça. Eu acho muito importante a gente ver pai correndo com filha (o), mulheres entrando cada vez mais correndo paleteada, que é uma prova que encanta bastante. Pelo nível que apareceu na Força B aqui foi muito importante para o crescimento da prova", salienta Gonçalves. Lembrando que as duas duplas melhores colocadas na Força B também ficam habilitadas a concorrer na Final Nacional de Paleteada da Expointer 2019.

O evento contou com a organização da ABCCC em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul. Na supervisão, Carlos Marques Gonçalves Neto garantiu o cuidado técnico com a prova e também por eleger o animal Selo de Raça da prova, prêmio entregue a égua Três Marias da Escondida. A cedência do gado para uso nesta semifinal foi da Cabanha Macanudo.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br