MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pequenos produtores rurais de Aceguá buscam alternativa de renda extra

Publicada em 14/05/2019
Pequenos produtores rurais de Aceguá buscam alternativa de renda extra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

por Mário Pereira
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp


Um grupo de produtores rurais do Distrito do Minuano, no município de Aceguá, está promovendo, todas as sextas-feiras e sábados do mês de maio, a Mostra de Produtos Caseiros. A feira acontece a partir das 10h, em frente à Escola Francisco de Paula Pereira, que fica às margens da BR-153, junto ao acesso à localidade da Colônia Nova. 
A iniciava é promovida pela Associação dos Moradores do Minuano. “No ano passado, surgiu a ideia de reativar a associação de moradores, que existe desde 1991, mas que não possuía diretoria ativa, existia apenas em documentação”, explicou a vice-presidente, Elma Seling.
Com o apoio da Emater, a entidade foi reativada em março de 2018. “A partir das reuniões, foram surgindo ideias. Além da mostra, queremos promover cursos de qualificação e a criação de uma agroindústria”, disse o presidente da entidade, Vilson Kuhn. No local, os produtores expõem seus produtos coloniais, como pães caseiros, cucas, geleias e mel, além de hortifrutigranjeiros, flores, árvores nativas e artesanato. “Todos são associados”, enfatiza.
Segundo o presidente, no primeiro final de semana, os visitantes foram em sua maioria moradores das localidades próximas. “Mas queremos atrair os turistas que passam pela BR-153”, disse.
Para a produtora rural Caroline Machado, de 24 anos, a mostra é uma alternativa de renda extra. A produção leiteira é a principal fonte da família, aliada aos trabalhos de artesanato que ela já realizava. “Os pães, bolos e salgados que trago para a mostra, fazia somente para consumo mesmo. Está sendo muito bom. No primeiro final de semana, vendi tudo que trouxe", conta. Segundo ela, vários compradores que vieram no primeiro final de semana, voltaram na segunda edição a procura dos preferidos: pão caseiro, mel, cuca e batata doce.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br