ANO: 25 | Nº: 6282
15/05/2019 Cidade

Bagé integra, nesta quarta-feira, mobilizações contra cortes em instituições federais

Centrais sindicais, movimentos estudantis e funcionários de instituições de ensino superior federais participam, hoje, de uma mobilização nacional em protesto à reforma da Previdência e, em especial, contra os cortes de investimentos na Educação. Representando a Unipampa e Instituto Federal Sul Riograndense (Unipampa e IFSul), alunos e professores também organizaram atividades em todos os campi. A mobilização desta quarta-feira antecede a greve geral marcada para o dia 14 de junho.

Integrante do movimento estudantil da Unipampa, Matheus Santos destaca que esta quarta-feira terá programação intensa, inclusive com mostra de pesquisas e trabalhos realizados pelos acadêmicos dentro das instituições de ensino federal. A ação inicia às 8h, na Praça Silveira Martins (Praça do Coreto), com a recepção e mobilização inicial dos participantes e montagem da exposição de trabalhos, que inicia às 9h. Às 10h, acontece o projeto Sarau Confraria Poética, seguido por ação conduzida pelo grupo Enegrece. As atividades da manhã encerram com oficina de composição de canções de protesto sobre universidade e sociedade no Brasil. A mobilização na Praça do Coreto retorna à tarde, com aulas abertas até as 17h.

Já na Praça de Esportes, as atividades acontecem no final da tarde, com oficina de percussão, às 17h, e mobilização para caminhada de protesto até a Praça do Coreto, às 18h. Pela noite, a programação continua no campus, com aula aberta no saguão do projeto Baque do Pampa, seguida por palco aberto para manifestações. As atividades encerram às 21h, com um abraço simbólico ao campus.

Membro do Movimento Estudantil do IFSul, Rafaela Polvora Soares Moura, aluna do 7° semestre do Técnico em Informática, destaca que alunos, servidores e professores do Instituto federal também devem participar da ação com mostra de trabalho. Mas as ações de mobilização iniciaram ontem, com o abraço simbólico ao prédio que abriga o IFSul, em Bagé.


 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...