MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comemorações por Nossa Senhora Auxiliadora iniciam hoje

Publicada em 15/05/2019
Comemorações por Nossa Senhora Auxiliadora iniciam hoje | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Santa é padroeira do município, junto com São Sebastião

As comemorações à co-padroeira de Bagé, Nossa Senhora Auxiliadora, começam hoje, com a tradicional novena. O tema da festa, este ano, é "Nossa Senhora Auxiliadora – Mãe amorosa a auxiliadora dos cristãos".
A novena em homenagem à santa acontece até 23 de maio e as comemorações encerram no dia 31 de maio com a coroação de Nossa Senhora. Entre as atividades, também está o tradicional pedágio, que acontece no próximo sábado (18). Ainda será realizado um almoço, no domingo (19), no ginásio do Colégio Auxiliadora. A procissão luminosa está prevista para 24 de maio, Dia da Santa, após a missa das 18h.
De acordo com o padre Tarcísio Luís Brasil Martins, uma das metas este ano é que a paróquia se torne uma comunidade, com uma participação mais ativa dos fiéis. Para isso, foram retomados os conselhos, paroquial de pastoral e para assuntos econômicos, que estavam desativados.

Padroeira

Conforme o pároco, no decreto Nº 68, de 2 de junho de 1958, Nossa Senhora Auxiliadora foi considerada padroeira de Bagé, junto com São Sebastião. Ele conta que, no ato do decreto, já faziam 54 anos que os salesianos haviam chegado em Bagé, em 1904, e espalharam a devoção. Na época, o padre Hugo Neves Ferreira teve a ideia de solicitar que a Santa também fosse padroeira e uma funcionária da Câmara de Vereadores, Onéia Aguirre, que era ligada à paroquia, encaminhou a solicitação.
O decreto diz que: "Além do padroeiro tradicional de Bagé, São Sebastião, fica considerada, também Padroeira de Bagé, Nossa Senhora Auxiliadora".

Procissão luminosa

No dia 24 de maio acontece a procissão luminosa, logo após a missa que será as 18h, presidida pelo bispo Dom Cleonir Paulo Dalbosco, com o tema "Maria Auxiliadora dos Cristãos". A tradição de colocar velas nas janelas das residências se mantém na cidade, desde 1943, quando o padre Aquino Rocha solicitou que a população apagasse as luzes das residências e deixasse apenas uma vela na janela, pedindo que os soldados voltassem com vida da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Mostra iconográfica

O Arquivo Público Municipal, juntamente com a paróquia e colégio Auxiliadora lançam, hoje, em paralelo com o início da novena, uma mostra documental e iconográfica de Nossa Senhora Auxiliadora. O evento inicia às 10h30, no próprio Arquivo, com participação do padre Olindo Carlini.
De acordo com o curador do evento, Sávio Machado, a mostra conta com 28 iconografias de Nossa Senhora Auxiliadora, com textos históricos sobre a tradição religiosa das Velas Votivas em Bagé. "É um momento de resgate dessa tradição, popular em homenagem à copadroeira", disse.
Machado informa que há imagens da santa de várias paróquias do Brasil e também da África do Sul e China, assim como de cidades da América Latina. Além disso, haverá um bate-papo sobre o tema com os membros do Núcleo de Pesquisa Históricas Tarcísio Taborda (NPHTT) e alunos salesianos.
Segundo o curador, a iniciativa partiu do padre Tarcísio Luis Brasil, que é pároco da igreja e auxiliou na pesquisa. Ele explica que está sendo realizado um mutirão em favor dessa tradição popular, que resgata valores de fé, esperança e paz nos bajeenses, desde a chegada dos primeiros salesianos na região da Campanha, em 1904. "Tem um texto lindo do José Carlos Teixeira Giorgis, ex-aluno, sobre a devoção. A intenção é reacender a tradição Mariana para que as novas gerações consigam perpetuar", destaca.

Novena

As missas da novena iniciam, sempre, às 19h.

Hoje: "Maria e a educação na fé" será ministrada pelo pároco Tarcísio Brasil

Dia 16: Maria, Mãe que educa no silencio e na dor", Padre Aarão Cuevas

Dia 17: "Maria e a escuta da palavra", Padre Carmelo Perez

Dia 18: "Maria virgem e Mãe", Padre Wendell Mendonça

Dia 19: "Com Maria Renovamos nossa fé", Padre Júlio Cézar Ribeiro

Dia 20: "Maria e o seu sim", Padre Felipe Oliveira Perez

Dia 21: "E sua mão guardava todas essas coisas em seu coração", Frei Álvaro Bordignon

Dia 22: "Maria e as juventudes", Frei Roberson Chiarentin

Dia 23: "Maria, Rainha dos apóstolos", Padre Airton Gusmão

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br