MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Coluna Minha casa, meu bistrô

Publicada em 17/05/2019
Coluna Minha casa, meu bistrô | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Por Sandra Faria

Bolo de pote de brigadeiro: receita passo a passo

O bolo de pote de brigadeiro é uma sensação e um campeão de vendas. Quem está pensando em ganhar dinheiro com bolos no pote precisa aprender dicas e truques dessa receita incrível. O brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro e agrada a todos os paladares. Os bolos podem ser vendidos e também ser usados com lembrança de aniversário, festas em geral, ou apenas para agradar seus convidados.

 

Ingredientes massa

-seis claras

-seis gemas

três colheres (sopa) de manteiga

-duas xícaras de (chá) de açúcar

-duas xícaras de (chá) de farinha de trigo

-uma xícara de (chá) de chocolate em pó

-um copo (250ml) de água

-uma colher (sopa) de fermento em pó

 

Modo de preparo:

Primeiramente bata as claras em velocidade alta até ficar em ponto neve bem firme. Reserve.

Junte as gemas, a manteiga e o açúcar. Bata muito bem até chegar em um ponto de creme esbranquiçado bem homogêneo. Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o chocolate em pó. Tente utilizar um chocolate em pó de, no mínimo, 50%. Os achocolatados possuem grande quantidade de açúcar e isso pode prejudicar sua receita.

Adicione na batedeira, juntamente ao creme de gemas e açúcar. Vá intercalando a mistura de farinha com a água. Por fim, acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente com um fuê.

 

O último passo é incorporar as claras em neve reservadas. Mexa com cuidado com o fuê até que fique bem homogêneo. Transfira a massa para uma assadeira já untada e enfarinhada. Leve em forno preaquecido a 180º por, aproximadamente, 35 minutos ou até que o palito saia limpo. Deixe esfriar bem para partir para o próximo passo.

 

Com fazer brigadeiro para rechear e cobrir o bolo?

Enquanto a massa vai assando no forno, você pode ir fazendo o recheio, que também servirá para a cobertura. O brigadeiro é muito fácil de fazer. O único cuidado que devemos ter é com o ponto.

 

Dica:

Se você deixar muito tempo no fogo poderá endurecer muito após um certo tempo de geladeira. É uma forma mais simples de fazer o recheio, porém há uma dica de receita bem interessante.

Além de ficar mais cremosa, fica mais fácil de espalhar no potinho. Então, siga direitinho a receita que não tem erro:

 

Ingredientes para o brigadeiro

-¼ xícara (chá) de leite

-uma colher (sopa) de farinha de trigo

-uma lata de leite condensado

-uma caixa de creme de leite

-cinco colheres (sopa) de chocolate em pó 50%

-uma colher (chá) de manteiga

-um tablete de chocolate ao leite

 

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso para não queimar, coloque o leite e a farinha de trigo. Mexa bem até dissolver por completo a farinha. Em seguida, adicione o chocolate em pó, o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Misture muito bem até ficar homogêneo.

Depois que tudo estiver misturado, leve ao fogo baixo e não pare de mexer até que fique pronto. O tempo total de preparo vai variar muito da potência do seu fogo. Em geral, leva cerca de 10 a 15 minutos. O ponto ideal é quando você passa a colher e enxerga o fundo da panela.

Depois de pronto, desligue o fogo e acrescente o chocolate em tablete ralado. Deixe esfriar bem em temperatura ambiente. Não coloque na geladeira, pois assim ele irá endurecer muito.

 

>>>Vamos para o próximo passo

 Espere o bolo esfriar, corte no formato do pote escolhido, pode ser acrílico ou vidro. Vá alternando uma camada de massa e outra de brigadeiro. Se quiser deixar o bolo mais molhado, borrife com essa calda tradicional:

 

Ingredientes:

-uma xícara de açúcar

-uma xícara de água

 

Modo de preparo:

Em uma panela, misture o açúcar e a água.

Leve ao fogo médio até levantar fervura e derreter o açúcar.

Espere esfriar antes de usar.

 

Decore usando sua criatividade!

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br