ANO: 25 | Nº: 6261
18/05/2019 Cidade

Exército prepara área para permutar Forte de Santa Tecla com o município

Foto: Antônio Rocha

Conforme anunciado no início de março, pelo comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) – Brigada Patrício Corrêa da Câmara, general Carlos Augusto Ramires Teixeira, a área do Forte de Santa Tecla será entregue ao Exército Brasileiro através de permuta com a Prefeitura de Bagé. Em contrapartida, as forças armadas repassarão uma área da União, utilizada anteriormente para a instrução de tiros.

Na manhã de sexta-feira, o comando da 3ª Bda C Mec, por nota, informou que está realizando a demarcação e identificação de toda a área, para possibilitar a confecção do laudo de avaliação do terreno para a futura permuta. Além disso, a unidade militar também busca amparo para a permuta junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento da estrutura.

A arquiteta da prefeitura e uma das responsáveis pela elaboração do projeto do Forte de Santa Tecla, Joelma Silveira, destaca que mesmo com a posse da área sob responsabilidade do Exército, segue a batalha por recursos para viabilizar a revitalização do espaço. Através dessa permuta, o projeto poderá concorrer a verbas através do programa Mecenas, iniciativa para valorização do patrimônio histórico e cultural militar, coordenado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), por intermédio da DPHCEx. "O projeto é o mesmo, porém não conseguimos aprovar pelo Mecenas em função de que a área era da prefeitura. Nesse sentido, a prefeitura de Bagé juntou esforços ao comandante da 3ª Bda de Cavalaria Mecanizada (RC MEC), general Ramires", destaca.

Com importância estratégica-militar, no final do século XVIII, o local foi adquirido pela prefeitura em 1963, quando comandada por José Wilson Barcellos, para, "no futuro, realizar ali um parque", conforme relatado pela pesquisadora Elizabeth Macedo de Fagundes, no Inventário Cultural de Bagé.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...