MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Festival Binacional de Enogastronomia foca no turismo comercial

Publicada em 18/05/2019
Festival Binacional de Enogastronomia foca no turismo comercial | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento acontece na fronteira Santana do Livramento/Rivera

Com o objetivo de consolidar o turismo comercial e buscar alternativas para a região, a sexta edição do Festival Binacional de Enogastronomia será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, no Parque Internacional, entre Santana do Livramento/Rivera, com a perspectiva de participação de mais de 40 segmentos da sociedade.
Focado na produção de vinhos e carnes, o evento abrirá margem para discussão, também, sobre o azeite de oliva, produto que tem crescido significativamente na região Sul. Em termos de representação de entidades/instituições ligadas à Rainha da Fronteira, o evento terá apoio de Embrapa Pecuária do Sul, no que se refere à tecnologia; Universidade Federal do Pampa (Unipampa), pelo curso de Enologia de Dom Pedrito; Associação dos Vinhos da Campanha Gaúcha, coordenada por Clori Peruzzo, cuja finalidade será a exposição de vinhos produzidos em Bagé e região, e a Urcamp, com o curso de Gastronomia. Inclusive, os alunos participarão de um concurso de prato à base de cordeiro.
Segundo a coordenadora executiva do festival, Jussara Dutra, Santana do Livramento possui nove vinícolas, três produções de azeite de oliva e caracteriza-se por englobar o maior rebanho ovino do Brasil. "Somos o segundo destino turístico mais procurado no Rio Grande do Sul, só atrás da Serra Gaúcha, no que se refere à busca por compras. Queremos ampliar essa perspectiva de turismo como um produto para as fronteiras como um todo, de forma que o evento seja inspirador para a cidade. Qualificar esse setor é uma necessidade. Temos produção, pesquisa e fluxo. O que nos falta é organização", salienta o produtor e membro do conselho gestor, Atílio Ibargoyen.

Harmonização
Outro conceito que impera o trabalho desenvolvido no festival de enogastronomia é a harmonização de vinhos com carnes típicas da região. Um exemplo citado pela organização é o feito provocado pelo Tannat, vinho tradicional da região da Campanha. Então, a perspectiva é de que as amostras, exposições, palestras e troca de contatos sirva como impulso para as demais regiões de fronteira como um todo. "Devido à sua qualidade, é um atrativo que pode se transformar num produto turístico. Todas as cidades se beneficiam com o turismo. Na nossa fronteira, por exemplo, os turistas vêm para fazer compras em Rivera e se hospedam e abastecem o carro em Santana do Livramento. Não são concorrentes, mas, sim, se complementam", destaca Ibargoyen.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br