Cidade
Festival Binacional de Enogastronomia foca no turismo comercial
Com o objetivo de consolidar o turismo comercial e buscar alternativas para a região, a sexta edição do Festival Binacional de Enogastronomia será realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, no Parque Internacional, entre Santana do Livramento/Rivera, com a perspectiva de participação de mais de 40 segmentos da sociedade.
Focado na produção de vinhos e carnes, o evento abrirá margem para discussão, também, sobre o azeite de oliva, produto que tem crescido significativamente na região Sul. Em termos de representação de entidades/instituições ligadas à Rainha da Fronteira, o evento terá apoio de Embrapa Pecuária do Sul, no que se refere à tecnologia; Universidade Federal do Pampa (Unipampa), pelo curso de Enologia de Dom Pedrito; Associação dos Vinhos da Campanha Gaúcha, coordenada por Clori Peruzzo, cuja finalidade será a exposição de vinhos produzidos em Bagé e região, e a Urcamp, com o curso de Gastronomia. Inclusive, os alunos participarão de um concurso de prato à base de cordeiro.
Segundo a coordenadora executiva do festival, Jussara Dutra, Santana do Livramento possui nove vinícolas, três produções de azeite de oliva e caracteriza-se por englobar o maior rebanho ovino do Brasil. "Somos o segundo destino turístico mais procurado no Rio Grande do Sul, só atrás da Serra Gaúcha, no que se refere à busca por compras. Queremos ampliar essa perspectiva de turismo como um produto para as fronteiras como um todo, de forma que o evento seja inspirador para a cidade. Qualificar esse setor é uma necessidade. Temos produção, pesquisa e fluxo. O que nos falta é organização", salienta o produtor e membro do conselho gestor, Atílio Ibargoyen.
Harmonização
Outro conceito que impera o trabalho desenvolvido no festival de enogastronomia é a harmonização de vinhos com carnes típicas da região. Um exemplo citado pela organização é o feito provocado pelo Tannat, vinho tradicional da região da Campanha. Então, a perspectiva é de que as amostras, exposições, palestras e troca de contatos sirva como impulso para as demais regiões de fronteira como um todo. "Devido à sua qualidade, é um atrativo que pode se transformar num produto turístico. Todas as cidades se beneficiam com o turismo. Na nossa fronteira, por exemplo, os turistas vêm para fazer compras em Rivera e se hospedam e abastecem o carro em Santana do Livramento. Não são concorrentes, mas, sim, se complementam", destaca Ibargoyen.