MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Atividades artísticas e culturais marcam Dia Internacional dos Museus em Bagé

Publicada em 20/05/2019
Atividades artísticas e culturais marcam Dia Internacional dos Museus em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estandartes foram confeccionados pelas entidades

O Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), realizou diferentes atividades, no sábado, para marcar o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A programação integra a 17ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 13 a 19 de maio, em todo o País, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBraM).
Conforme a integrante da comissão gestora dos museus, Carmem Barros, a programação iniciou na parte da tarde. No local, foram realizadas aulas de tai chi chuan, dança circular, ioga, dança cigana e capoeira. “Tivemos a participação de adultos, crianças, idosos e jovens”, comenta.
O ponto alto das apresentações foi a participação de 22 movimentos culturais da cidade, levando seus estandartes para a exposição. "Os grupos confeccionaram seus próprios estandartes”, disse Carmen.
Logo após, houve a apresentação do grupo Grillos Candoberos e, em seguida, iniciou o sarau do Grupo de Mulheres Artistas. À noite, aconteceu o lançamento do Vagalumes no Museu. Com uma proposta diferenciada, o projeto convida a uma visitação noturna à luz de lanternas, em uma exposição dinâmica e interativa com atores. O projeto estará à disposição dos visitantes, mediante agendamento prévio, até o dia 30 de maio.
De acordo com Carmen, o Museu da Gravura Brasileira (MGB) também ofereceu atividades durante a semana, que tem como tema "Manifesto pela vida – o futuro da tradição é preservar a vida", de Paulo Leminski. No local, está disponível a exposição sobre o Encontro Nacional de Artes Plásticas, que aconteceu em Bagé, em 1976. As visitações no MGB podem ser feitas das 17h às 21h, e no Museu Dom Diogo de Souza, das 17h às 22h.
Ao todo, no Brasil, serão 3.222 eventos, que vão desde mostras e oficinas, até visitas guiadas, debates e apresentações musicais. A 17ª edição da Semana traz o tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, e propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br