ANO: 26 | Nº: 6590
20/05/2019 Cidade

Semana Acadêmica do curso de História inicia hoje

O Museu Dom Diogo de Souza sedia, a partir de hoje, dia 20, a quinta edição da Semana Acadêmica do curso de História da Urcamp. As atividades seguem até quinta-feira, 23, com programação variada, com oficinas e palestras.
A programação, nesta segunda-feira, começa às 19h, com a palestra ministrada por um integrante da equipe do Jornal MINUANO. O jornalista e editor-assistente do diário, Sidimar Rostan, abordará o tema “Jornalismo e História: pautas, conjunturas e inserções”.
Rostan explica que a ideia de abordagem na atividade, que abre a semana, é falar um pouco sobre como a História se insere nas redações, inclusive nas rotinas de trabalho do jornalista, servindo de fonte, pauta e apoio fundamental para a produção de matérias. “A História é uma fonte importante para o jornalismo, representando, muitas vezes, inclusive, a própria pauta; o fato gerador de uma notícia ou reportagem. Datas e pesquisas acadêmicas, por exemplo, atendem a diferentes critérios de noticiabilidade, motivando abordagens distintas também no campo do jornalismo”, aponta.
Na terça-feira, das 17h às 18h, a turismóloga Silvana Carvalho da Silva e o historiador Jaime Tadeu Barbosa ministram a oficina “História e Turismo: fundamentos”. No mesmo dia, às 19h, a historiadora Cátia Silveira, mestranda em Patrimônio, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fala sobre “Patrimônio Imaterial: sensibilizando olhares”.
Na quarta-feira, 22, a arte-educadora Greici Kvietinski fala sobre dança medieval em oficina que acontece a partir das 17h. Já às 19h, o tema “História, Memória, Patrimônio e Audiovisual” será abordado pela publicitária Adriana Gonçalves Ferreira, também mestranda em Patrimônio pela UFSM.
No último dia de atividades, quinta-feira, é a vez da acadêmica do curso de Cinema da UFPel, Rita Martins, ministrar a oficina “Cinema, História e Educação”, a partir das 15h. À noite, acontece a atividade de encerramento, “História e Vinhos: concepções e essências”, à cargo do enólogo Tiago Stein.
A coordenadora do curso de História, a doutora Clarisse Ismério, destaca a pluralidade na escolha dos nomes para a semana, destacando que cada atividade trará conhecimentos e reflexões diferenciais, mostrando a ampla possibilidade de trabalhar e entender a história. “A Semana Acadêmica foi pensada com o intuito de mostrar um outro olhar da história e a inserção dela em todas as áreas. O historiador não está mais restrito aos arquivos públicos, ele está dentro da sociedade atuando cada vez mais”, afirma.
A inscrição para a Semana Acadêmica pode ser realizada através do site da Urcamp, no link Eventos. O valor é R$ 30 e dá direito a todas as atividades da programação.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...