ANO: 25 | Nº: 6377
20/05/2019 Fogo cruzado

Sonia Leite assume presidência do Progressistas

Foto: Divulgação

Vereadora vai comandar partido pelo próximo biênio
Vereadora vai comandar partido pelo próximo biênio

Eleita, no sábado, para o comando do Progressistas de Bagé pelo próximo biênio, a vereadora Sonia Leite projeta uma espécie de nova organização da legenda. Com foco no pleito municipal de 2020, o processo deve incluir a definição de uma nova sede, a mobilização de filiados e formação de novas lideranças. “Ainda vamos ver de que forma vamos fazer para participar do próximo pleito. Com certeza, viremos convictos do que queremos”, resume a parlamentar, ao ser questionada sobre a possibilidade de candidatura da sigla ao Executivo.
Sonia tem uma relação histórica com o Progressistas. Cumprindo o quinto mandato no Legislativo, pela legenda, a vereadora, que integra as fileiras do partido desde 1996, só não representou a sigla, na Câmara, em uma legislatura, quando disputou a prefeitura. “Teve momento em que fiquei sozinha, no embate, 'digladiando' com o governo que, eu entendia que não me satisfazia. Ajudei, sim, a tirar o PT e ajudei muito para que o prefeito Divaldo Lara assumisse a prefeitura”, pontua.
A primeira mulher a comandar o Progressistas bajeense não poupa elogios à gestão do petebista. “Não posso deixar de reconhecer que o governo está trabalhando, e muito. Está asfaltando, construindo moradias e terminando muitas obras, como as pontes (do Passo das Tropas) que não foram terminadas na gestão do doutor Carlos (Azambuja)”, menciona.


Consenso

A chapa encabeçada por Sonia foi a única inscrita no processo eleitoral que marcou a sucessão do deputado federal Afonso Hamm, à frente do diretório municipal, cuja gestão havia iniciado há 11 anos. O vereador Antenor Teixeira, que chegou a considerar a candidatura à presidência, não disputou o pleito. A eleição, portanto, foi marcada pelo consenso. O primeiro vice-presidente do Progressistas bajeense é João Pedro Finger, o cargo de segundo vice-presidente será exercido por Cléber Zuliani Carvalho. O novo presidente da Juventude Progressista é Fabiano Mello. A presidente da Mulher Progressista é Daiane Machado. “Conto com pessoas de confiança, na executiva, e com um marido que me aplaude e incentiva. Isso tudo é muito importante”, qualifica.


Pioneirismo

Para Sonia, primeira mulher a assumir a presidência do Progressistas de Bagé, a eleição representa um marco. “A eleição foi uma grande festa democrática. Foi algo muito bonito, no sentido da participação dos filiados e de lideranças de outros partidos. Tivemos secretários, vereadores, o presidente da Câmara (Esquerda Carneiro), o ex-prefeito Carlos Sá Azambuja, o prefeito (Divaldo). O resultado (a eleição para a presidência) é muito importante na minha caminhada política”, qualifica.


Desafios
A nova presidente do Progressistas adianta a intenção de imprimir uma marca a sua gestão. “Nunca pensei em trocar de partido; isso nunca passou pela minha cabeça. O exercício que eu fiz nesses cinco mandatos, tendo posição, ética, princípio e valores, quero implementar, como presidente. As pessoas, na sua grande maioria, estão insatisfeitas com a política. Quero fazer um trabalho que seja reconhecido como um bom exemplo”, avalia.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...