ANO: 25 | Nº: 6458
21/05/2019 Campo e Negócios

Exemplar de Dom Pedrito vence classificatória ao Freio de Ouro

Foto: Felipe Ulbrich/especial JM

Quicio Tupambaé, montado pelo ginete Gustavo Loureiro de Souza Delabary, liderou disputa em Esteio
Quicio Tupambaé, montado pelo ginete Gustavo Loureiro de Souza Delabary, liderou disputa em Esteio
O tempo colaborou nos quatro dias de provas da classificatória aberta ao Freio de Ouro, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e que se encerrou domingo, 19 de maio. A seletiva, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ocorreu durante a programação da 15ª edição da Fenasul, e teve um exemplar da Cabanha Tupambaé, de Dom Pedrito, como campeão.
Nesta edição, a quarta classificatória deste ciclo, com animais já reconhecidos na raça pelos seus resultados, se consagram o cavalo Quicio Tupambaé, montado pelo ginete Gustavo Loureiro de Souza Delabary. A dupla contabilizou 19,883 pontos, a maior da competição.
A representante da Tupambaé, Giovana Evangelista, contou que a vitória do Quicio é uma daquelas gratas reviravoltas e surpresas que a vida traz. "Ele é um animal que por um momento esteve vendido e depois reproduziu muito bem, o que fez que o proprietário trouxesse ele de volta. Apesar de ter começado o treinamento no ano passado, ele é um cavalo muito bem domado, sereno e ágil. Realmente sensacional", disse encantada.
Já entre as fêmeas, venceu a égua Honrada Cimarron, da Estância Aurora, de Uruguaiana, guiada pelo ginete Guto Freire. Na mesma categoria, se classificou, na sétima posição, outra representante da Campanha gaúcha: Maria Bassa de Repente, da Estância Gerivá, de Bagé, montada por Luiz Gustavo Rodrigues Ruas.
Um dos expositores da fêmea vencedora, Fabrício Corrêa, elogiou o trabalho da equipe na preparação de Honrada e celebrou a classificação para a etapa final do Freio de Ouro. "Esta égua é especial. Ela coroou o conjunto quase completo. Saiu na frente na morfologia e conseguiu se manter na ponta também na parte funcional. Ela se manteve em primeiro lugar desde o início da etapa. Isso nos dá confiança e deixa a certeza que estamos no caminho certo da seleção, do amor que nós sentimos pela raça Crioula", celebrou.
Entre os dias 13 e 16 de junho a competição volta ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a classificatória do Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...