MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Oficina para implantação de práticas sustentáveis será realizada hoje em Bagé

Publicada em 21/05/2019
Oficina para implantação de práticas sustentáveis será realizada hoje em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sustentabilidade será tema dos debates

Com o objetivo de auxiliar os gestores públicos e técnicos para colocarem em prática uma agenda de sustentabilidade em suas cidades, baseada nos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a Prefeitura de Bagé e a Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste) Pampa Gaúcho realizam o curso e oficinas de capacitação para as prefeituras signatárias do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) no Rio Grande do Sul, gestão 2017-2020. O evento será realizado hoje, no Complexo Cultural Museu Dom Diogo de Souza, das 8h as 12h30min e das 14h as 16h30min. O curso é uma iniciativa do PCS, prefeitura e é realizado em conjunto com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

De acordo com o secretário executivo da Assudoeste Pampa Gaúcho e organizador do evento, Cristian Becker, o público-alvo do evento são gestores públicos em todas as esferas, prefeitos, secretários, vereadores, técnicos das prefeituras e sociedade civil e as 'Oficinas de Capacitação' somente para os técnicos responsáveis pela implementação do programa nos municípios signatários.

Atualmente, no Rio Grande do Sul, o PCS conta com a adesão de dez municípios: Antônio Prado, Bagé, Cachoerinha, Lavras do Sul, Manoel Viana, Monte Negro, Nova Santa Rita, Passo Fundo, São Gabriel e Sapucaia do Sul. A plataforma do conhecimento será desenvolvida com base nas estruturas do atual sistema online do PCS, de modo que possa incorporar os novos conteúdos e funcionalidades previstos.

Becker salienta que esta é uma ação estratégica para sensibilização da sociedade civil e entre os recursos oferecidos, as prefeituras contarão com sistemas para o monitoramento e análise de dados e indicadores, construção de metas e planejamento integrado de ações em diferentes áreas da administração municipal, como transportes, habitação, assistência social, saúde e educação, entre outras. "Serão incorporadas as dimensões econômica, ambiental e social ampliando a rede de atores governamentais e da sociedade civil", relatou.

De acordo com o secretário, a mobilização está sendo realizada através do gabinete do vice-prefeito, Manoel Machado. " O prefeito Divaldo Lara, que é presidente da Associação, já ratificou o compromisso de integrar a rede às práticas sustentáveis", relatou. Também ficou determinado que os secretários foquem no planejamento estratégico e diretrizes para construção do plano de metas.

O secretário executivo ressaltou o respaldo da Secretaria Executivo e a coordenação do PCS. "Buscamos prospectar investimentos e intercâmbio de conhecimento científico e tecnológico, além recursos e parcerias com organismos internacionais que apoiam e financiam projetos inovadores que dialogam com os ODS", afirmou Becker.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br