MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Pedagogia inicia Semana Acadêmica com discussões sobre novas tecnologias na Educação Básica

Publicada em 22/05/2019
Pedagogia inicia Semana Acadêmica com discussões sobre novas tecnologias na Educação Básica | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Adriana Lara destacou ensino inovador proposto pela Urcamp

Foi com entusiasmo e solicitando o mesmo da plateia, que a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Viviane Gentil, iniciou sua fala de abertura, quando solicitou um caloroso parabéns aos profissionais da área e futuros pedagogos. Em seguida, agradeceu à secretária Municipal de Educação, Adriana Lara, convidada para a palestra de abertura do evento, pela presença e parceria já consolidada com a Urcamp e com o curso de Pedagogia.
Em sua abordagem, a secretária associou o que acredita ser fundamental para a educação atual, com o novo modelo inovador implantado pela Urcamp, desde o início do semestre de 2019, a Graduação I. E destacou que é preciso mudar e ousar para se construir um aprendizado transformador. “Hoje, precisamos de novas propostas e de inovação. O mesmo sempre acomoda, dá conforto e não nos desafia e é preciso nos desafiarmos, no individual, mas, principalmente, no coletivo, porque é assim que conseguimos resultados”, instigou.
A secretária destacou os principais métodos de ensino que estão sendo implantados na Educação Básica do município, com foco no legado deixado pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Esta metodologia, segundo ela, atinge o sistema municipal de educação como um todo, desde a limpeza, passando pelas merendeiras, até o professor. “Hoje nos sentimos, através dessa estudiosa, mais preparados para lidar e entender a criança”, destacou ao relatar que o método montessoriano melhorou o desenvolvimento humano e educacional do ensino básico do município. Adriana Lara é graduada em Pedagogia pela Urcamp. “Me orgulho de ter saído desta casa, porque tive mestres que me desafiaram e que me fizeram pensar”, finalizou.
A segunda intervenção da noite foi através da palestra do psicólogo Juliano Moraes Velleda, que falou sobre autoconhecimento e motivação profissional. Sob a mediação da professora Ângela Cerreta, ele destacou a produção científica e alertou que o Ensino Superior oferece a principal ferramenta para modificar e construir. “O estudo, o conhecimento é o nosso principal meio de mudar e transformar o mundo”, comentou. O psicólogo também falou sobre a condição que é exigida do pedagogo, atualmente, de valorização humana, de estar aberto a ouvir e entender o meio, para que se possa traçar ações educativas em sala de aula. “Se nos propomos a trabalhar com gente, temos que gostar de gente e a escuta terapêutica nos oferece caminhos para se trabalhar a educação”, aponta.
A primeira noite encerrou com uma dinâmica, que levou aos acadêmicos o tema, “Treino Cognitivo, Jogos Digitais e Aprendizagem significativa: como melhorar a aprendizagem, memorização e atenção", com as professoras Maria Elaine Leonardo e Fabiane Cailava.
A programação da Semana Acadêmica da Pedagogia se estende até o dia 23 de maio e pode ser conferida na íntegra, pelo site da Urcamp, no www.urcamp.edu.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br