MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Serviço de Reabilitação Física realiza dispensação de dispositivos

Publicada em 23/05/2019

O Serviço de Reabilitação Física (SRF) realiza, desde ontem, até hoje, a entrega de 18 cadeiras de rodas para pacientes de Bagé, Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, São José do Norte, entre outras cidades. Os dispositivos foram solicitados em fevereiro deste ano.
"É com grande satisfação que comunicamos a entrega destas cadeiras nesta semana, e ressaltamos que já estamos aguardando uma remessa maior da empresa fornecedora deste dispositivo", informou a coordenadora da reabilitação física, Cristiana Kovalscki. Ela também comentou da importância dos meios auxiliares de locomoção para os usuários do serviço. "Nós que trabalhamos com pessoas com deficiência, sabemos da relevância da entrega de uma cadeira de rodas. Elas não são apenas um meio de locomoção para essas pessoas, mas também contribuem e promovem uma maior autonomia e independência, e, da mesma forma, enormemente para a inclusão social, onde eles terão liberdade de se locomover", pontuou.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, salientou que a pasta reassumiu totalmente o SRF, garantiu novos recursos, e retomou os pagamentos de órteses, próteses e cadeiras de rodas. "Conquistamos o incentivo que foi dispensado pelo governo estadual na quantia de R$ 15 mil para cada unidade de reabilitação em todo Rio Grande do Sul e, nesta quinta, estarei em Brasília, em audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na tentativa que seja assinada a portaria para a abertura do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), composto por três serviços de reabilitação habilitados (física, auditiva e intelectual)", disse.
O gestor ainda anunciou que o Estado já reconhece Bagé como uma unidade de referência nas três áreas, o que garante um incentivo de mais R$ 200 mil mensais, que vai melhorar ainda mais o serviço de reabilitação física da região. "Seremos o único Centro do Estado com oficina ortopédica", comemorou.
A coordenadora do serviço informa que os dispositivos são oferecidos através do Sistema Único de Saúde (SUS), e, para obtê-los, o usuário precisa consultar em unidade básica de saúde e receber encaminhamento de profissional que contemple sua patologia, tempo de lesão, e dispositivo que necessita. Para o paciente ser inserido no Sistema de Regulação do Estado (SISREG), no Serviço de Reabilitação Física, é necessária a apresentação da cópia de documentos (cartão SUS, RG, CPF) e comprovante de endereço com CEP.
A unidade
O Serviço de Reabilitação Física (SRF) é referência em atendimento para pessoas com deficiências físicas. O espaço oferece serviços que promovem reabilitação, prevenção, saúde e bem estar, em pacientes de 28 cidades da metade sul. A equipe é responsável pela reabilitação de pacientes e também realiza a dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Em 2018, foram realizados 4.402 atendimentos.

 

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br