MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

UTE Pampa Sul é sincronizada ao Sistema Interligado Nacional

Publicada em 23/05/2019
UTE Pampa Sul é sincronizada ao Sistema Interligado Nacional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) concretizou, na terça-feira, 21, exatamente às 11h05, uma das principais etapas de todo o empreendimento: o primeiro sincronismo com o Sistema Interligado Nacional (SIN), atividade que representa o início da operação em testes com geração de energia para o SIN.
O gerente da obra da UTE Pampa Sul, Luiz Torres, explica que, no início de maio, a caldeira da Usina foi acesa, permitindo que uma série de testes funcionais fossem executados, entre eles, o sincronismo.
A partir de agora, dados sobre o desempenho da Usina obtidos durante os testes em carga, serão apresentados para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que, em conjunto com a obtenção da Licença de Operação (LO) junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), prevista para o mês de junho, seja possível a Declaração de Operação Comercial da UTE Pampa Sul.
“Ainda temos muitos desafios a vencer, mas concretizamos uma grande etapa do projeto com o sincronismo. Ainda será necessário realizar outra série de testes de performance que garantirão que a UTE Pampa Sul opere com a potência, taxa de eficiência e níveis de emissões atmosféricas, conforme especificado no projeto”, destaca Torres.

Histórico
A Pampa Sul, termelétrica a carvão, que ganha forma em Seival, no município de Candiota, é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova Usina por 25 anos, a partir de 2019. A unidade tem capacidade instalada de 345 MW e investimento total de R$ 2,5 bilhões.
Nos últimos quatro anos, o canteiro de obras movimentou milhares de trabalhadores. Segundo informações repassadas pelo gerente regional da Engie Brasil no Rio Grande do Sul, Renato Schmidt Barbosa, em média 67% da mão de obra foi oriunda do Rio Grande do Sul, dos quais 45% foi do município de Candiota, 19% de Bagé, 7% de Pinheiro Machado e 5% de Hulha Negra. Os demais, 24%, foram de outros municípios do Estado.
A expectativa é que, durante a operação comercial da Pampa Sul, sejam mantidos, aproximadamente, 400 postos de trabalho diretos e indiretos. Para a usina, somente de trabalhadores diretos são, aproximadamente, 100 postos de trabalho.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br