ANO: 25 | Nº: 6256
24/05/2019 Região

Escolas de Hulha Negra integram primeira fase de Olimpíada de Matemática

Foto: Fernanda Moreira Pereira Ritta/EspecialJM

Monteiro Lobato mobilizou 168 alunos
Monteiro Lobato mobilizou 168 alunos
A primeira fase da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) teve, na terça-feira, a participação de instituições da rede municipal de Hulha Negra: Auta Gomes, Monteiro Lobato e Nova Esperança.

Com exceção da escola Monteiro Lobato, a etapa encerrou na manhã de terça-feira. Na escola Nova Esperança, 38 dos 40 alunos inscritos participaram da prova. Para o professor de Matemática, Vinícius Kercher, "a Obmep, proporciona a descoberta de novos talentos, além de estimular o estudo de Matemática para nossos alunos despertando assim, o interesse dos educando pela disciplina". Na escola Auta Gomes, conforme informações da diretora Fabiana Lucena, aproximadamente, 40 alunos integraram a etapa.

A escola Monteiro Lobato inscreveu 100 alunos, dos 6º e 7º anos, e 68 alunos do nível II (8º e 9º anos). Para a diretora Fernanda Moreira, a olimpíada é de grande importância para escola, pois além de aferir o nível de desenvolvimento dos alunos nesta área de conhecimento, estimula e promove o uso da Matemática. A diretora destaca que a Obmep também incentiva os professores da área a buscarem outras formas de desenvolver nos alunos o gosto pela disciplina. "A atividade ocorre anualmente na escola e os alunos já estão acostumados a realizá-la. A cada ano, vemos um maior compromisso com a olimpíada, visto que os alunos têm recebido menções honrosas pelo seu desempenho, o que nos deixa orgulhosos e nos impulsiona ainda mais à dedicação no ensino dessa importante área de conhecimento", disse a diretora.

Criada em 2005, para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a olimpíada tem como objetivos principais estimular e promover o estudo; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas. A Obmep é dirigida aos alunos de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

Os alunos devem acabar a avaliação em 2h30min e, aqueles que se classificarem, realizam a segunda fase da Olimpíada no dia 28 de setembro. Nacionalmente, são premiados com medalhas os 6,5 mil primeiros colocados de escolas públicas e 975 de instituições particulares. Mais de 50 mil alunos ainda terão certificados de Menção Honrosa.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...